Ensino personalizado: como complementar o material didático?

junho 11, 2021 | Publicado por undefined.

O conteúdo didático é o que orienta as atividades de professores e alunos. São muitos os casos de educadores que, apesar de verem dificuldades nos livros, tentam contornar os obstáculos e tornar o processo de aprendizagem efetivo. A proposta de ensino personalizado transforma essa situação.


A possibilidade de tirar módulos, mudar a ordem dos volumes das principais editoras e adicionar fichas interativas às sequências pedagógicas é revolucionária para a Educação Básica. Isso centraliza as atividades em um só ambiente e incentiva a organização dos estudantes.


A tecnologia é o que permitiu que essas mudanças entrassem na rotina do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A configuração tradicional do material didático, em livros de papel, impedia alterações. Com plataformas virtuais cada vez mais sofisticadas, essas dinâmicas são menos distantes.


A customização ou personalização do ensino como um todo é facilitada pelas soluções digitais. A lógica da educação mais convencional, que concentra o protagonismo do processo de aprendizagem nos professores, pode ser invertida e as turmas se empoderam no dia a dia da escola.


As interações com os alunos podem fazer com que os professores proponham dinâmicas distintas para turmas diferentes. Ao reconhecer dificuldades, o corpo docente pode indicar também outras abordagens. Leia este artigo e saiba tudo sobre ensino personalizado!  

O que é o ensino personalizado?


Ensino personalizado é a possibilidade de promover um processo de aprendizagem que reconheça as particularidades dos alunos e não proponha abordagens generalistas ou superficiais. Com isso, as diferenças entre os estudantes deixam de ser um empecilho para a instituição de ensino.


Ao identificar dificuldades e inclinações pessoais de crianças e adolescentes, essa proposta consegue explorar ao máximo o potencial dos segmentos da Educação Básica. Para alcançar esse objetivo, a experiência com o conteúdo didático é fundamental.


A personalização ou customização do material é, em última análise, o que torna esse horizonte inovador para o ensino possível. E o mais importante: não é preciso abandonar os livros que já são utilizados pela escola. Há plataformas que têm parcerias com as principais, como no caso da Essia.  


É possível acrescentar capítulos de diferentes livros e criar sequências didáticas sob medida para cada situação. O professor pode adicionar ainda exercícios, textos e outros objetos interativos à experiência do estudante, de maneira integrada e mais atrativa.


Quais são os principais desafios?


A tecnologia é apenas uma ferramenta para o processo de aprendizagem. O desenvolvimento na infância e na adolescência ainda se mantém atrelado às práticas pedagógicas dos profissionais da escola e à estrutura física da instituição. A comunidade escolar continua a ter uma função essencial.


Os desafios do ensino personalizado ainda são muito parecidos: despertar a curiosidade das turmas, encontrar modos de tratar os assuntos que facilitem a compreensão e ordenar os conteúdos da melhor maneira possível. A diferença é que os educadores agora têm mais um aliado.


A plataforma para conteúdo didático digital facilita as adaptações e, em muitos casos, fornece dados que ajudam a identificar os principais desafios dos alunos. Relatórios sobre rendimento e empenho ajudam no entendimento sobre que pontos é necessário apresentar tarefas de reforço, por exemplo.

4 vantagens em adotar o ensino personalizado na sua escola


O cotidiano da instituição de ensino é complexo. Envolve diferentes atores, que convivem com situações próprias e têm origens também muito distintas. Dessa maneira, as discussões a respeito do ensino não podem ser abstratas: quanto mais próximas da realidade, melhor.


Para compreender o impacto da proposta de ensino personalizado, é necessário observar como essa abordagem se desenvolve no dia a dia dos alunos. Nada melhor para isso do que conhecer as vantagens que a customização do material didático pode trazer para as suas turmas.


Continue a ler e entenda quais são os 4 principais benefícios para quem investe nessa proposta!


1. Autonomia e protagonismo ao aluno


Já está comprovado: quanto mais passiva for a atitude dos alunos durante as aulas, menos eficiente será o processo de aprendizagem. O conhecimento deve ser instigante para que as crianças e os adolescentes assumam o protagonismo nas dinâmicas escolares.


O ensino personalizado reforça a necessidade de identificar peculiaridades dos alunos e, assim, estimula de maneira diferente cada um. Isso incentiva a autonomia, o que será primordial para a vida adulta desses indivíduos. Afinal, a preocupação também é com a formação geral dos estudantes.


2. Ambiente de aprendizagem mais leve e interativo


A interface simples facilita, desde o primeiro contato, a relação de crianças e adolescentes com qualquer nova abordagem. Os compromissos dos professores também são simplificados quando a tecnologia se apresenta de forma mais instintiva e descomplicada.


O conteúdo deve se adequar ao ensino, e não o contrário. Por isso, se a sua escola já utiliza alguma plataforma para as aulas, como Google Classroom, Moodle ou Compartilha, é importante buscar uma nova solução digital que se adapte à rotina dos seus professores e estudantes.


3. Educação integral do estudante


Existe uma grande diferença entre os conceitos por trás dos ensinos integral e em tempo integral: enquanto o primeiro tem como objetivo desenvolver plenamente as habilidades, o segundo se concentra no período em que as turmas permanecem na escola.


Para o amplo desenvolvimento na infância e na adolescência, o incentivo à independência é imprescindível. As plataformas digitais para ensino personalizado estimulam a organização e, consequentemente, a autonomia diante dos temas trabalhados pelos educadores.


4. Compreensão dos conteúdos


A maneira mais efetiva de aprender é aquela iniciada pela curiosidade — no lugar da sensação de obrigação, o sentimento de que o conhecimento é interessante. O lado lúdico do ensino costuma ser o que mais suscita a atenção das turmas, desde a primeira infância.


O conteúdo personalizado promove a interatividade e utiliza ferramentas com as quais as crianças e adolescentes do século XXI já estão habituadas: dispositivos móveis, plataformas digitais, imagens e vídeos. A chance de alcançar o sucesso é muito maior com todas essas possibilidades à disposição.


Como implementar o ensino personalizado na prática?


Depois de conhecer as vantagens para a sua escola, é necessário fazer um passo a passo da implementação. Antes de mais nada, é preciso ressaltar que cada instituição de ensino se depara com realidades diferentes e isso tem que ser levado em conta nesse processo.


As condições com que os alunos convivem e as características do colégio são fatores que influenciam na aceitação dessa proposta inovadora. Os gestores e o quadro de funcionários precisam estar atentos para adequar esse modelo às suas especificidades.


Conheça abaixo as etapas para implantar o ensino personalizado.


Conte com uma plataforma flexível e personalizável 


Foi a tecnologia que tornou possível customizar o conteúdo. É importante procurar a plataforma digital que mais se adapta às necessidades dos estudantes. Embora sejam muitas as ferramentas disponíveis atualmente, é necessário conhecer bem as funcionalidades na hora de adotar.


Aproveite o aprendizado lúdico


A experiência interativa é um atrativo para as turmas. Desde o primeiro contato, essa dinâmica diferente com exercícios, textos, vídeos e imagens desperta a curiosidade das crianças e dos adolescentes. Explore essa oportunidade e torne o processo de aprendizagem mais efetivo.


Facilite o ensino híbrido


As plataformas digitais facilitam a rotina do ensino híbrido. Em tempos de pandemia, quando o isolamento social ainda faz parte do cotidiano da comunidade escolar, a proposta com conteúdo didático personalizado torna o dia a dia da instituição de ensino mais organizado.


Explore metodologias ativas


O conteúdo personalizado é um primeiro passo para que a escola adote metodologias ativas. A ideia de sala de aula invertida, por exemplo, é muito mais próxima da realidade quando o material didático é flexível. É mais simples empoderar crianças e adolescentes com essa proposta inovadora.


O ensino personalizado só é possível quando todos os atores envolvidos no processo de aprendizagem estão dispostos a inovar. Nesse sentido, a adoção de soluções digitais torna possível aproveitar todo o potencial do material didático e transforma a relação entre alunos e educadores.


Conheça a plataforma da Essia


Para criar sequências didáticas sob medida, é preciso confiar no conteúdo. A adoção de volumes elaborados pelas principais editoras do país permite que o primeiro passo seja dado. A partir daí, a redefinição da ordem e das abordagens para os conteúdos fica a cargo da equipe pedagógica. 


A inserção de conteúdo próprio, por meio de fichas interativas, valoriza o trabalho dos professores. Todo o material produzido pelo corpo docente não fica mais disperso em apostilas avulsas, mas passa a compor uma experiência integrada para educadores e estudantes.


Essas duas possibilidades são oferecidas pela Essia. Ao mesmo tempo que mantém parcerias de conteúdo que deixam disponíveis os principais livros para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, também possibilita a criação de material didático dentro da plataforma.   


Clique aqui e conheça essa experiência inovadora com conteúdo didático!