Chat GPT: Entenda a inteligência artificial generativa e seu uso no treinamento corporativo

abril 17, 2023 | Publicado por undefined.

O Chat GPT é o assunto do momento quando se fala em tecnologia. Tem sido comum ouvir relatos de pessoas que usaram o chatbot e ficaram impressionados com a velocidade e a qualidade das respostas que ele consegue produzir. 

Tão recorrentes quanto esses relatos são as teorias em torno da Inteligência Artificial (IA) e quais os próximos passos de sua evolução. Mas, afinal, como o chat GPT funciona? Que tipo de IA está envolvida no seu funcionamento? Entrevistamos Lucas Molter, Mestrando em Ciência da Computação pela Cornell University, para entender melhor como o chat GPT funciona e suas aplicações, especialmente em cenários de educação corporativa nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

O que é o chat GPT?

O Chat GPT  é um modelo de linguagem desenvolvido pela Open AI baseado em Inteligência Artificial avançada, principalmente Reinforcement Learning e Natural Language Processing

No caso do Reinforcement Learning, o software é programado para treinar algoritmos a partir de uma base de dados que podem ser modelos textuais, de imagens e vídeos. A técnica otimiza o desempenho do algoritmo ao treiná-lo a perseguir o resultado correto, não necessariamente a partir de uma forma de solução específica. Para entender melhor, no livro de Richard S. Sutton e Andrew G. Bardo é explicado que essa tecnologia foi desenvolvida inspirada no próprio aprendizado humano, o qual utiliza a experimentação e erro para chegar ao resultado desejado.

Já a Natural Language Processing é uma técnica que consiste em uma “tradução” entre diferentes linguagens: a tecnologia processa comandos de voz e texto dos usuários, traduz os comandos para a linguagem computacional e gera respostas a esses comandos em linguagem humana. Basicamente é o Processamento de Linguagem Natural que nos possibilita interagir com o computador sem utilizar códigos de programação.

O resultado dessa combinação de tecnologias é a interface do chat GPT onde os usuários escrevem comandos em linguagem natural e recebem respostas a partir deles como se de fato uma pessoa estivesse respondendo do outro lado da tela.

Para que serve e quais as funções?

A principal função do chat GPT é, a partir dos comandos dos usuários, gerar respostas em linguagem natural, em forma de texto. Partindo desse pressuposto, o chatbot pode ser muito útil como recurso de apoio para dinamizar processos de pesquisa e produção de conteúdo.

Os estilos, tamanhos e formatos de respostas fornecidas pelo chat variam conforme a solicitação do usuário. O especialista em linguagem de programação e cientista de dados, Frank Andrade aborda em seu artigo dicas e exemplos para os usuários criarem comandos eficientes e melhorarem experiências de uso do chat GPT.

Uma primeira dica é usar padrão de comandos curtos. Atribuir uma tarefa e escrever modelos de resposta contribui para ajustá-la no formato que deseja. Assim, o chat GPT fornece a resposta esperada e isso pode se aplicar a diversos comandos, como, por exemplo:

 “Traduza do português para o inglês: 
computador- computer
cadeira-chair
escritório-          “

Uma segunda dica é personalizar seus comandos. Destacamos o seguinte exemplo que o autor traz no artigo: “Escreva [tópico] no estilo de um especialista em [campo] com mais de 10 anos de experiência”. Esse tipo de comando instrui o chat a fornecer respostas mais específicas.

Terceiro ponto, o autor estimula a usar o conhecimento gerado pelo chat para melhorar textos autorais. O usuário pode primeiro formular um comando para gerar um conhecimento específico para, em seguida, escrever um texto próprio. 

Seguindo essas orientações, existem muitas possibilidades de uso do chat GPT que podem trazer benefícios para as empresas, inclusive ao cenário de educação corporativa. Essas formas de uso podem auxiliar os instrutores de T&D e educadores a construírem textos, artigos e cursos, por exemplo. 

Como funciona uma inteligência artificial generativa, como a do Chat GPT

Inteligência Artificial é um termo que ouvimos muito falar nas grandes mídias, filmes e séries, e faz parte do nosso dia a dia com o avanço tecnológico. No entanto, a maioria das pessoas que está fora dos centros dos debates científicos sobre o tema entende pouco sobre como ela funciona. 

Lucas Molter é um pesquisador, que está inserido nesses debates e explica o que é inteligência artificial generativa e as tecnologias que estão operando no funcionamento do chat GPT:

“Inteligência Artificial é um conceito amplo. Para dar uma explicação mais lúdica e geral, é uma quantidade grande de dados que (os desenvolvedores) vão usar para treinar o modelo e ensinar o modelo a fazer alguma coisa. O modelo aprende a fazer classificações, extrair características de textos (por exemplo) e cria um novo texto ou output em geral (pode ser imagem, áudio, etc) com os elementos que aprende a estimar estatisticamente." 

Nesse sentido, o chat GPT funciona usando um modelo baseado em cálculos de probabilidade, como explicou Lucas: “usando o conhecimento derivado de seu treinamento e as palavras anteriores da conversa com o usuário, o chat GPT consegue avaliar qual a probabilidade da próxima palavra com incrível precisão”.

Em resumo, a inteligência artificial do chat GPT permite classificar e traduzir a linguagem humana e gerar respostas também em linguagem natural. Este processamento se assemelha a um processo cognitivo de aprendizagem. No âmbito tecnológico, podemos fazer um paralelo entre o chat GPT e a solução de sugestão de palavras que já temos nos teclados dos smartphones, a tecnologia do chat seria uma evolução bem mais complexa daquela dos teclados dos telefones. 

Como aplicar no seu negócio

Dentre as aplicações possíveis no dia a dia das empresas, o chat GPT pode trazer muitos benefícios para os cenários de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores.

Quando os instrutores precisam criar internamente conteúdos de T&D, o chat pode ser usado, por exemplo, para acelerar o processo de busca, a organização das informações e o acesso a conteúdos específicos que vão apoiar a produção dos  materiais de treinamento. Como Lucas Molter destaca:

 “Quero entender e escrever um texto sobre um determinado assunto. Se eu for começar do zero é até um pouco difícil saber o que pesquisar no Google, quando trabalha um tema que não tem uma formação específica, por exemplo. Independentemente do grau de conhecimento sobre o assunto,  se souber explicar para ele (chat GPT) o que eu quero, vou ter uma informação de qualidade, organizada e isso acelera e potencializa muito o processo (de criação)”.

As tecnologias e aplicações possíveis do chat GPT na rotina de trabalho das empresas podem melhorar aspectos como: reduzir o tempo e apoiar os colaboradores na produção de conteúdos de T&D, ampliar o acesso e organização às informações relevantes para o dia a dia de trabalho, além de melhorar a qualidade da aprendizagem e desempenho de toda a equipe. 

Conclusão

A grande inovação do chat GPT está na capacidade de produzir respostas rápidas para os usuários via textos complexos e consideravelmente precisos. A depender do comando do usuário, ele pode dar respostas mais curtas ou mais longas e dissertar sobre os mais variados assuntos. 

Por essa razão, pode ser um grande aliado para dar mais celeridade, organização e eficiência no processo de construção de conteúdos e cursos que serão trabalhados pelas áreas de T&D nas empresas.

A dica para usá-lo é treinar e personalizar os comandos escritos para obter respostas cada vez mais eficientes. Escreva de diferentes maneiras, pergunte, atribua tarefas ao chat GPT, em resumo, experimente as possibilidades de uso da plataforma. Assim, é possível acessar seus benefícios.