Qual é o papel da psicologia escolar na educação?

maio 11, 2021 | Publicado por undefined.

As instituições de ensino que se dedicam à Educação Básica precisam observar todas as dimensões do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. É por esse motivo que a psicologia escolar desempenha uma função tão importante no dia a dia dos estudantes. 


Os psicólogos se preocupam com aspectos da cognição. Ou seja, uma das áreas de atuação desses profissionais é a forma como os indivíduos enxergam e interagem com a realidade — o que envolve também as dinâmicas de compreensão do mundo e de aprendizagem.


Mas não é apenas isso. A psicologia se esforça também para colaborar com as dificuldades na convivência e os desafios comportamentais. Em períodos tão complexos quanto decisivos, como nos casos da infância e da adolescência, o acompanhamento de especialistas é imprescindível.


As escolas precisam manter um quadro de empregados e colaboradores composto por profissionais com formações diferentes e complementares. Além de professores, especializados em diferentes disciplinas e fases da formação, é preciso ter funcionários de outras áreas, como da saúde.


A psicologia escolar exemplifica isso. Existem até setores que integram diferentes campos do conhecimento, a exemplo do que ocorre com a psicopedagogia. Todo o empenho da comunidade escolar precisa estar voltado para o processo de aprendizagem dos alunos.


Tendo em vista a relevância do tema, o Blog da Essia reuniu as principais dicas a respeito da psicologia escolar neste artigo. Aqui você vai poder conferir as principais vantagens que o incentivo a esse setor pode trazer para a sua instituição de ensino. Então, aproveite a leitura!


O que é psicologia escolar?


A psicologia escolar é o campo de atuação de profissionais que se dedicam ao desenvolvimento da educação. Durante muitos anos, os psicólogos se esforçaram para estimular a adaptação dos estudantes às escolas, com o intuito de diminuir diferenças e colaborar para essa adequação.


O paradigma mudou. Atualmente, o objetivo não é moldar crianças e adolescentes para o convívio e a aprendizagem na instituição de ensino, mas compreender as particularidades de cada aluno e promover uma atmosfera plural, democrática e inclusiva para crianças e adolescentes.


Nos segmentos da Educação Básica, isso é fundamental. Esse é um período decisivo para a formação da identidade e da subjetividade dos indivíduos. Para colaborar com a formação, toda a comunidade escolar precisa estar engajada. É também função do psicólogo estimular a participação.


O relacionamento com os responsáveis é um elemento importante para a prática da psicologia escolar. A compreensão dos aspectos familiares e afetivos tem consequências relevantes para o cotidiano: os índices de desempenho apresentam melhoras com esse acompanhamento.


Vale ressaltar que a atuação desses profissionais precisa seguir uma série de regras. Somente quem se formou, no Ensino Superior, em cursos de Psicologia pode exercer essa função. Outra exigência é o registro no Conselho Federal de Psicologia, por meio de seus núcleos regionais.


Qual a função e os principais objetivos da psicologia escolar?


O papel da psicologia no contexto do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é muito diferente do estereótipo do atendimento no divã. Embora haja algumas semelhanças com a rotina clínica, a realidade na educação se concentra muito mais nas dinâmicas com os alunos.


A escuta continua a ser a principal atividade dos psicólogos. O acompanhamento exige que a prática dos psicólogos escolares se desdobre em duas frentes. A primeira é mais óbvia e se destina diretamente aos estudantes e às famílias. A segunda diz respeito à interação com o corpo docente.


Os educadores não devem entender a psicologia escolar como uma área externa à equipe pedagógica. Pelo contrário: os profissionais que se dedicam à dimensão psicológica das turmas são determinantes para o sucesso do processo de aprendizagem.


A colaboração com os professores contribui para que seja estabelecida uma atmosfera de compreensão na convivência no espaço físico da escola. Esse é um dos principais objetivos da psicologia aplicada à educação, porque incentiva o desenvolvimento de crianças e adolescentes.


A instituição de ensino não deve ser vista só como um local especializado no aprimoramento intelectual dos alunos. Os momentos compartilhados pela comunidade escolar são mais do que isso: devem ser aproveitados para o pleno desenvolvimento na infância e na adolescência.


5 motivos para incentivar a psicologia escolar para a sua instituição


A construção de uma equipe multidisciplinar é o passo inicial para que essa formação mais abrangente seja alcançada. Nesse sentido, gestores e coordenadores precisam levar tudo isso em consideração no momento de compor o quadro de funcionários.


Os psicólogos não devem ser deixados de lado. A preocupação com as condições afetivas, familiares, cognitivas e sociais que atravessam o processo de aprendizagem faz com que esses profissionais sejam imprescindíveis na formação das crianças e dos adolescentes.


Para estimular as instituições de ensino a incentivar a psicologia escolar, o Blog da Essia reuniu 5 conselhos para implementar essas práticas no dia a dia da educação. Todos são fatores que motivam a sua aplicação. Continue a ler e aproveite! 


1. Oferece apoio e bem-estar ao estudantes


No Brasil, as séries do Ensino Fundamental reúnem um programa extenso de conteúdos. Desde cedo, as disciplinas apresentam diversos temas aos estudantes, que precisam manter o foco para assimilar e conseguir aplicar todos esses assuntos no dia a dia.


No Ensino Médio, isso se intensifica. Diante da proximidade com o fim do ciclo escolar, a pressão para dominar os conteúdos é ainda maior. As exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem com que os adolescentes fiquem ainda mais ansiosos.


A psicologia pode ajudar: as dificuldades tornam necessário o diálogo com todos os atores da comunidade escolar. Responsáveis, funcionários e alunos devem encontrar uma sintonia para que o ambiente não se torne desagradável. É importante um esforço coletivo.


2. Estimula a inteligência emocional e outras soft skills


Somente a partir do diálogo, os objetivos acadêmicos são alcançados. Até estudantes com histórico de ótimas notas estão sujeitos a problemas de aceitação. A instituição de ensino deve exercitar a compreensão para conseguir bons resultados na Educação Básica.


Os estudiosos da educação têm se empenhado para compreender as habilidades socioemocionais. Os pesquisadores identificam que essas capacidades são fundamentais para as tomadas de decisão na vida adulta. Assim, estímulos são necessários na infância e na adolescência. 


Somente um olhar especializado será capaz de identificar quais pontos podem ser aprimorados no dia a dia da educação para estimular as habilidades socioemocionais. É por esse motivo que a psicologia escolar é tão importante nos segmentos da Educação Básica.


3. Ajuda a evitar os casos de bullying na escola


A ajuda de psicólogos pode diminuir a incidência de bullying na instituição de ensino. A identificação a tempo de casos pode evitar desgastes maiores no interior das turmas. Por isso, o  acompanhamento especializado deve manter uma comunicação intensa também com as famílias.


A psicologia escolar é a peça que estrutura todo esse ambiente de tolerância. A partir das indicações dos profissionais desse setor, todo o quadro de funcionários pode incentivar a boa convivência com a diferença entre os alunos.


Observar todos esses desafios é a etapa inicial para que seja desenvolvida a inteligência emocional dos indivíduos. A atenção com os aspectos psicológicos também cria um ambiente propício para que sejam trabalhadas outras soft skills com as turmas. Isso é fundamental.


Uma instituição inclusiva incentiva a solidariedade entre os alunos. Na infância e na adolescência, é comum que as atitudes dos adultos sejam imitadas. É uma maneira de formar a própria identidade e, ao mesmo tempo, buscar a aceitação entre os responsáveis e as pessoas mais velhas.


4. Serve como apoio para o corpo docente e toda a comunidade escolar


O entendimento sobre os vínculos afetivos, de convivência em conjunto com os demais alunos e familiares condiciona o desenvolvimento dessas habilidades. A equipe pedagógica precisa acompanhar essas dinâmicas para saber o que incentivar ao longo do processo de aprendizagem.


Se os bons exemplos compuserem a rotina da escola, ações inclusivas serão mais comuns. Em contrapartida, caso os professores tomem atitudes preconceituosas no dia a dia, a tendência é que crianças e adolescentes também tornem a discriminação algo cotidiano.


Os professores têm muitas atribuições. Além de ministrar aulas, esses profissionais precisam corrigir exercícios e provas, lançar notas no boletim, manter o diálogo com as famílias, por meio de reuniões, e com coordenadores e gestores. A rotina não é fácil, mas a psicologia escolar pode ajudar.


5. Tem impacto direto no desempenho e aprendizado do aluno


O entendimento sobre os vínculos afetivos, de convivência em conjunto com os demais alunos e familiares condiciona o desenvolvimento dessas habilidades. A equipe pedagógica precisa acompanhar essas dinâmicas para saber o que incentivar ao longo do processo de aprendizagem.


No meio de todas essas atividades, o corpo docente precisa ainda observar o comportamento dos alunos e decifrar, em pequenos gestos, quais são as suas necessidades. O auxílio especializado é imprescindível para que todas essas tarefas da escola sejam cumpridas com êxito.


Quando todos esses pontos são observados, os resultados chegam naturalmente. Os índices externos e internos que avaliam o desempenho dos estudantes indicam que a preocupação com a dimensão psicológica e afetiva do processo de aprendizagem tem boas consequências.


Como a boa relação entre escola e família afeta a rotina escolar do aluno?


O trabalho para estimular as habilidades socioemocionais na infância e na adolescência depende também do bom relacionamento entre os responsáveis e os profissionais da escola.  Clique aqui e leia o artigo que o Blog da Essia preparou sobre esse assunto!