Trilha de aprendizagem: o que é e como aplicar?

maio 31, 2023 | Publicado por Monique.

Um mercado corporativo altamente competitivo e que se atualiza constantemente através do uso de tecnologias digitais, exige dos profissionais mais do que habilidades estritamente técnicas. Habilidades socioemocionais e competências que envolvem manejo de tecnologias passaram a ser vistos como aspectos fundamentais do desenvolvimento profissional, o que reflete nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento das empresas.

Esse cenário aponta para uma demanda crescente, tanto dos colaboradores como dos gestores, no investimento em T&D, com destaque para a aplicação de metodologias ágeis e treinamentos mais personalizados no formato de trilhas de aprendizagem

O aprendizado por trilhas tem sido uma alternativa adotada pela área de gestão de pessoas justamente porque pressupõe um percurso de treinamento mais personalizado e flexível. Neste artigo, vamos pontuar a definição de trilhas de aprendizagem, seus benefícios e aplicações possíveis com o objetivo de apoiar a implementação de treinamentos eficientes na sua empresa.

O que é trilha de aprendizagem?

A “trilha de aprendizagem”, como a própria categoria sugere, consiste em um caminho para acessar e assimilar conhecimentos. Esse percurso é guiado por placas de sinalização e mapas indicando as possibilidades para chegar ao destino final que, neste caso, é aprender e desenvolver novas habilidades. No cenário de educação corporativa, as trilhas de aprendizagem oferecem alternativas para os estudantes selecionarem os conteúdos e assuntos que desejam aprender ao longo do processo de treinamento. 

A abordagem por trilhas é composta por etapas e módulos de aprendizagem personalizadas conforme os objetivos e interesses do colaborador, aliada às suas necessidades práticas do dia a dia. Nesse sentido, as trilhas oferecem uma maior flexibilidade para que os colaboradores possam avançar na sua jornada de desenvolvimento conforme seus próprios anseios e ritmos de aprendizagem. 

As trilhas de aprendizagem são aplicadas em diferentes cenários de educação, inclusive na educação corporativa, e tem como vantagem dar mais autonomia aos colaboradores no processo de desenvolvimento profissional. Diferente de um treinamento com cursos fixos e obrigatórios, o aprendizado por trilhas permite que o colaborador seja um agente na construção do próprio conhecimento, escolhendo os conteúdos que irá acessar conforme interesses e necessidades específicas de sua rotina de trabalho. 


Qual a importância desse processo?

A educação corporativa é um dos pilares bases do desenvolvimento profissional e um dos principais caminhos para as empresas obterem melhores resultados em termos de lucro, performance e retenção de talentos. Abordamos sobre essas vantagens de investir em treinamentos eficazes no contexto de onboarding, e, para seguir colhendo bons resultados, é importante que esta seja uma iniciativa constante ao longo da jornada do colaborador. 

Tendo em vista esses benefícios, o conceito de  lifelong learning tem estado cada vez mais em evidência no cenário corporativo. Um texto publicado pela revista Forbes ressalta a importância para os colaboradores de estar sempre atualizando seus conhecimentos e competências. Esse aspecto do desenvolvimento contínuo é fundamental não apenas para aperfeiçoar sua performance, mas também para qualificá-los para alcançarem melhores cargos e uma maior satisfação profissional. 

Outro termo, Adaptative learning indica a tendência de abordagem de conteúdos na área de Gente e Gestão. O método consiste em adequar as formas de aprendizagem ao indivíduo, suas necessidades e objetivos. As trilhas de aprendizagem surgem como uma estratégia para aplicar um modelo de ensino adaptativo e pode ajudar muito as organizações e profissionais na jornada de aprendizado.

As tecnologias digitais também são importantes componentes dessas estratégias, pois viabilizam a implementação das trilhas de aprendizagem através de metodologias ágeis que aumentam o engajamento dos colaboradores. Além disso, recursos como registro e análise de dados nas plataformas de aprendizagem permitem um acompanhamento do impacto dos treinamentos para os colaboradores individualmente e para a organização como um todo, como destaca o artigo da Association for Talent development.


Por que aplicá-lo na sua empresa?

A implementação das trilhas de aprendizagem é ideal se sua empresa deseja formar profissionais criativos e com maior grau de autonomia. Afinal, as trilhas de aprendizagem têm como caraterística oferecer ao colaborador uma maior mobilidade sobre os caminhos do conhecimento que deseja percorrer. 

Os efeitos de se proporcionar maior autonomia ao colaborador têm se mostrado muito positivos, tendo impactos diretos no senso de motivação e propósito. Um artigo publicado pela página da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRHSP) destaca esse tema sobre a influência da autonomia do colaborador em fatores como uma maior sensação de bem-estar  e satisfação no trabalho.

A aplicação das trilhas ainda incentiva a continuidade do processo de aprendizagem, o que reflete diretamente na maior qualificação e desenvolvimento profissional. Um artigo publicado na Society for Human Resource Management aborda a relação entre o investimento em educação corporativa contínua e a aquisição e retenção de talentos. O texto traz dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2021 com mais de 15.000 profissionais. Dentre eles, 71% respondeu que programas de treinamento e desenvolvimento aumentam sua satisfação com o trabalho e 61% respondeu que as oportunidades de qualificação são uma razão para permanecer no emprego.

A aplicação do aprendizado por trilhas traz uma série de benefícios ao proporcionar ao colaborador a experiência de ser protagonista em seu processo de aprendizagem, aumentando seu engajamento com o aprendizado e com o próprio trabalho. Crescimento profissional, aprendizado e alta performance caminham juntos e certamente investir em uma educação corporativa personalizada através das trilhas vai trazer resultados positivos para a sua empresa.
Quais etapas da trilha de aprendizagem?


Etapa 1- Conheça as pessoas e a cultura da sua empresa

É importante que o setor de recursos humanos esteja alinhado com os gestores e entenda as necessidades dos colaboradores e da empresa para criar trilhas de aprendizado adaptadas a essas demandas. Analisar alguns aspectos como o perfil dos colaboradores, as habilidades e competências que eles têm interesse em desenvolver, bem como as metas,valores e cultura organizacional da empresa é o início do percurso para elaborar trilhas de aprendizagem eficientes.

Etapa 2- Construa as rotas do mapa 

O mapa de uma trilha pode conter muitas possibilidades para se chegar ao destino final. Algumas rotas sugeridas podem ser mais desafiadoras, outras, com menor grau de dificuldade. A escolha ficará a cargo da pessoa que percorrerá os caminhos desse mapa e o tempo de chegada ao final do percurso dependerá do seu próprio ritmo.

No contexto da educação corporativa, esse mapa é composto por cursos e possibilidades de como seguir pelos conteúdos e módulos. Sistematizar esse mapa e incluir nessa rota objetos de aprendizagem e estímulos diversos são passos importantes para tornar as trilhas mais eficientes.


Etapa 3- Elabore o conteúdo do seu mapa

O primeiro destaque, nesta etapa, é conhecer metodologias de ensino eficazes para produzir um conteúdo interessante que engaje os colaboradores. Como aborda o artigo anteriormente citado sobre aprendizado adaptativo, cada pessoa se adapta melhor a estímulos diferentes no processo de aprendizagem. Algumas pessoas aprendem melhor através de estímulos visuais, outras com estímulos auditivos, e há quem aprenda melhor escrevendo enquanto assiste um conteúdo. 

Diante dessa diversidade de formas de aprender, a melhor opção é diversificar os objetos de aprendizagem disponíveis: inserir vídeos, podcasts, jogos interativos, textos e diferentes tipos de atividades nas suas trilhas de aprendizagem aumenta as chances de criar trilhas engajadoras para diferentes colaboradores. 

É importante ter em perspectiva que o treinamento é mais uma tarefa das muitas que o colaborador tem para realizar ao longo do seu dia no trabalho. Visto isso, é importante, primeiro, que esse processo de aprendizagem seja interessante e prazeroso e, segundo, que não seja tão longo para que não haja uma barreira que dificulte a realização dos cursos. O microlearning, nesse aspecto, pode ser um excelente aliado para elaborar trilhas que seus colaboradores consigam e queiram acompanhar. 


Etapa 4- Avaliar a jornada do colaborador

Esta etapa consiste em analisar quais as dificuldades e potencialidades que os colaboradores encontraram ao longo da sua rota de aprendizagem. Uma forma de medir é propor atividades de verificação de aprendizagem, lembrando que é importante manter o engajamento nesta etapa. Nesse sentido, as metodologias abordadas no tópico anterior também podem ser aplicadas: questionários com gamificação, atividades dinâmicas e interativas, propor que o colaborador grave, por exemplo, um vídeo executando uma habilidade que aprendeu, são alternativas válidas para estimular o colaborador a concluir o treinamento. 

Ferramentas de análise de dados sobre o andamento e conclusão das trilhas, disponíveis em algumas plataformas de aprendizagem, podem apoiar nesse processo de medir o engajamento e desempenho dos colaboradores, bem como as habilidades e competências adquiridas. 

Conclusão

Uma empresa cuja cultura organizacional é pautada pela valorização da aprendizagem tende a ser mais bem-sucedida. As pesquisas têm mostrado uma relação direta entre as ofertas de treinamentos de qualidade e personalizados e uma maior satisfação dos profissionais, além de tornar as empresas mais competitivas.

As trilhas de aprendizagem se mostram soluções interessantes para aplicar um aprendizado adaptado à realidade da empresa e suas metas e os objetivos pessoais e interesses do próprio colaborador. Aliando essas demandas, as trilhas de aprendizagem oferecem ao colaborador mais autonomia e senso de propósito, tornando-o protagonista da sua jornada de aprendizado.

O investimento em tecnologias digitais e plataformas de treinamento é aliado nesta tarefa de tornar as trilhas mais atrativas para os colaboradores. O maior engajamento com o aprendizado de habilidades e competências acaba refletindo no próprio engajamento do colaborador com o time, performance e resultados. 

Dos dois lados, o aprendizado por trilhas se mostra vantajoso. Da perspectiva do colaborador, que estará sempre atualizado e desenvolvendo novas habilidades conforme seus interesses a partir da seleção personalizada de cursos e conteúdos das trilhas ofertadas, e para a empresa, que contará com profissionais altamente qualificados em seu time.