O que são trilhas de aprendizagem? Veja sugestões para usá-las na sua escola

agosto 24, 2021 | Publicado por undefined.

São várias as etapas que os alunos precisam percorrer para conseguir desenvolver suas habilidades ao longo da Educação Básica. Com o intuito de sistematizar todas essas fases, muitas escolas têm optado por utilizar trilhas de aprendizagem em sala de aula com os estudantes.


Se a aprendizagem só se dá sob a forma de um processo, os educadores têm adotado novas formas para ordenar as atividades que devem ser realizadas durante o ano letivo. É bem verdade que as trilhas não são um recurso restrito aos segmentos da Educação Básica.


Outras áreas que trabalham com a qualificação ou graduação de pessoal também utilizam essa proposta para incentivar o desenvolvimento de seus funcionários, pesquisadores ou estudantes. O que justifica o seu uso cada vez mais amplo são as vantagens dessa metodologia.


A principal e mais perceptível tem relação com a participação daqueles que percorrem as trilhas de aprendizagem. Cada fase deve ser interessante para tornar o conhecimento mais lúdico e atrativo. Em vez de uma rotina cansativa e repetitiva, exercícios interativos e interessantes.


Por trás dessa proposta estão dinâmicas ligadas à vida contemporânea: é preciso trazer para o ensino práticas comuns à vida digital, como as fases dos videogames, e as trilhas de aprendizagem não fogem das inovações. O propósito é, justamente, incorporá-las ao ambiente escolar.


O Blog da Essia preparou um artigo para tirar dúvidas de responsáveis, professores e gestores acerca desse tema. Há, inclusive, uma relação com sugestões para criar trilhas de aprendizagem sob medida para a realidade das suas turmas. Aproveite essa leitura!

O que é trilha de aprendizagem?


Trilhas de aprendizagem são conjuntos sistematizados de atividades que têm como objetivo colocar aquele que aprende na posição de protagonista. O intuito é estabelecer trajetos para que alunos de Educação Básica, profissionais ou universitários exerçam a autonomia ao longo do processo.


A intenção é não dissociar teoria e prática. Em outras palavras: o conhecimento deve ser estimulado por meio de exercícios, jogos, aulas e leituras, mas nunca deve perder de vista a atuação no cotidiano. Aprimorar habilidades e competências é mais simples por meio desse método.


Isso torna possível apresentar um aprendizado contínuo, conectado às necessidades da vida real, em que nem todas as etapas são obrigatórias. Em muitos casos, os estudantes podem decidir quais são as suas prioridades e que capacidades devem ser priorizadas durante esse processo.  


Em que setores são utilizadas?


Os resultados são perceptíveis da infância à vida adulta. O que explica isso é a constante atenção com o engajamento: despertar o interesse é o primeiro passo para o sucesso das atividades. A abordagem mais atrativa das trilhas de aprendizagem tem chamado a atenção de diferentes áreas.


Entenda em quais áreas essa abordagem já é utilizada!


Mundo corporativo


No mercado de trabalho, melhorar o rendimento e o desempenho dos profissionais é uma inquietação comum para os departamentos de recursos humanos. Por isso, muitas empresas utilizam essa ferramenta transformadora para qualificar os seus colaboradores e funcionários.


Ensino Superior


Faculdades e centros universitários têm aplicado trilhas de aprendizagem para a formação superior. Isso acontece com ensino a distância (EaD) e em modalidades híbridas. Embora sejam mais frequentes na rede privada, há exemplos também em universidades públicas.


Educação Básica


Nas instituições de ensino voltadas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, essa proposta estimula o interesse dos alunos. Por isso, muitas escolas têm optado pelo uso de trilhas de aprendizagem, que podem ser combinadas com a utilização de plataformas digitais.


Benefícios no dia a dia da escola


Os professores que ainda não utilizam as trilhas de aprendizagem no cotidiano escolar podem se questionar por que aplicar essa abordagem no dia a dia com os seus estudantes. A adaptação pode não ser tão simples e é preciso que sejam grandes as vantagens para haver mudanças. 


A principal vantagem com a implementação diz respeito ao engajamento das turmas. O aumento do interesse pelas aulas contribui até para que seja estabelecida uma atmosfera mais colaborativa entre professores e alunos. Esse ambiente positivo faz com que o conhecimento flua.


Se as metodologias ativas se esforçam para colocar crianças e adolescentes no centro do processo de aprendizagem, as trilhas colaboram para incentivar a autonomia dos estudantes diante do conteúdo didático. Combinadas, essas atitudes tendem a ser bem-sucedidas.


Engajamento no Ensino Híbrido


Com a pandemia, houve a necessidade de adotar o ensino remoto e híbrido. Com isso, a dificuldade de manter a atenção dos alunos voltada para as atividades escolares se intensificou. As trilhas de aprendizagem foram uma alternativa para lidar com mais esse desafio durante o isolamento social.


Autoridades responsáveis pela rede pública se lançaram nessa proposta e obtiveram bons resultados. Escolas particulares também notaram que foi mais fácil suscitar a curiosidade das turmas por meio dessas iniciativas, que escapam dos modelos tradicionais e propõem novas perspectivas.


Como montar trilhas de aprendizagem?


Para que a discussão a respeito das trilhas de aprendizagem não fique muito abstrata, é preciso traçar objetivos mais práticos. Assim, o corpo docente consegue, com auxílio da gestão e da coordenação, implementar essas mudanças nas dinâmicas com as turmas mais facilmente.


Confira abaixo cinco dicas para que você elabore as suas próprias trilhas de aprendizagem!


Elabore trilhas sob medida para sua turma


Antes de tudo, é preciso entender bem o perfil dos seus alunos. Com o intuito de criar trilhas sob medida para a sua turma, é necessário conhecer soluções digitais desenvolvidas especialmente para a Educação Básica. Por exemplo: a customização do conteúdo didático contribui para essa tarefa. 


Use storytelling


O storytelling é uma ferramenta muito importante para criar narrativas interessantes e cativar os alunos, principalmente na infância e na adolescência. As trilhas de aprendizagem que utilizam essa estratégia costumam ser mais atrativas para as turmas.


Tenha a gamificação como aliada


A gamificação já é uma realidade em vários setores da sociedade, inclusive na educação. Já que explorar o lado lúdico do conhecimento é uma vantagem das trilhas de aprendizagem, por que não lançar mão de ainda mais dinâmicas dos videogames para tornar o ensino mais instigante?


ASSISTA À LIVE PROMOVIDA PELA ESSIA SOBRE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO:


Diversifique os estímulos


É preciso não perder de vista que o objetivo final do processo de aprendizagem não é apenas fazer com que os alunos dominem um conjunto de conteúdos: estimular o desenvolvimento de inteligências múltiplas deve ser a prioridade de todos os esforços da comunidade escolar.


Mantenha a atenção voltada para as sequências didáticas


A maneira pela qual os conteúdos são ordenados durante o ano letivo é fundamental. A criação de sequências didáticas deve levar em consideração o desenvolvimento gradual dos estudantes. As facilidades e os desafios com os quais cada aluno se depara nas aulas nunca podem ser ignorados.


As trilhas de aprendizagem são uma alternativa importante, que os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem levar em conta na hora de programar o ano letivo. É importante adaptar essa abordagem à realidade da escola e, consequentemente, dos alunos. 


Conheça a plataforma Essia


A tecnologia é transformadora. As interações em ambientes virtuais podem complementar a convivência em sala de aula e contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, principalmente em períodos tão decisivos quanto a infância e a adolescência.


A Essia oferece uma solução digital que facilita a criação e a adaptação de trilhas de aprendizagem para as suas turmas durante o ano letivo. Clique aqui para conhecer todas essas possibilidades e explorar ao máximo o potencial dos seus alunos com a abordagem inovadora da plataforma!