Conheça 8 plataformas e aplicativos para ajudar na escola!

janeiro 14, 2021 | Publicado por undefined.

Tudo na palma da mão: os aplicativos revolucionaram a maneira pela qual se tem acesso aos serviços. Com a tecnologia, desde o transporte individual até compras em lojas de departamento podem ser feitas pela internet. A educação também pode ser beneficiada por essas novas dinâmicas.

A curiosidade com as inovações já instiga os alunos, que costumam procurar por ferramentas que ajudem a resolver os desafios com os quais se deparam no processo de aprendizagem. Esse já é um hábito das novas gerações e não cabe aos educadores mudar a rotina dos estudantes.

Os professores devem acompanhar e aconselhar o uso de plataformas confiáveis, seguras e que ajudem a desenvolver o potencial durante a Educação Básica. Na internet, existem muitas alternativas que não colaboram para a formação de crianças e adolescentes, infelizmente.

A tarefa dos profissionais da educação, portanto, é monitorar as plataformas e aplicativos que vêm sendo baixados pelas turmas, identificar dificuldades e aprimorar a visão crítica desses jovens usuários quando navegam pela internet. Isso contribui inclusive para o crescimento individual de cada aluno.

E qual é o papel da escola, como instituição, nesse processo? Os gestores podem dar conselhos ao quadro de funcionários para que as possibilidades oferecidas por essas plataformas sejam aproveitadas também no ensino e não somente para a diversão na infância e adolescentes.

Pensando nisso, a Essia listou 8 opções que podem ajudar a inserir tecnologia no cotidiano da educação e tornar a tarefa de aprender mais organizada, lúdica e bem-sucedida. Saiba mais sobre essas dicas abaixo. Boa leitura!

Como a tecnologia pode ajudar no aprendizado?

Especialistas apontam que a maneira como lidamos com o conhecimento mudou nos últimos anos. Os conteúdos são apresentados em dinâmicas muito mais velozes do que as que as gerações anteriores vivenciaram. O fluxo de informação é muito mais intenso e exige reações instantâneas.

Essas alterações têm origem em uma só palavra: tecnologia. O desenvolvimento de técnicas para distribuir textos, imagens e vídeos fez circular um grande volume de informações desde a popularização da internet. Existem pontos negativos, mas há aspectos muito positivos nisso.

A web provocou mudanças até na percepção — para acompanhar os sites, por exemplo, muita adaptação foi necessária. Outra característica nociva foi a criação de redes que incentivam a difamação e a desinformação. As autoridades ainda aprendem a lidar com esses casos.

Mas são muitos os aspectos da internet que podem ser aproveitados para a formação das crianças e adolescentes. Por isso, responsáveis e educadores não devem enxergar a tecnologia como algo predominantemente ruim, mas como um potencial aliado para essa empreitada.

Por serem muito conectadas, as novas gerações incentivam que toda a comunidade acadêmica se atualize e compreenda quais são as ferramentas utilizadas por crianças e adolescentes. Dominar as plataformas pode ser o primeiro passo para estreitar a comunicação e se aproximar dos alunos.

Saiba mais sobre os principais benefícios

Saiba mais sobre as vantagens de lançar mão de ferramentas tecnológicas durante o processo de aprendizagem. É possível reunir alunos mais interessados, estabelecer relações mais lúdicas e ter um ensino de sucesso com a ampliação do uso de soluções digitais na escola.

Aproveite e continue a sua leitura!

  • Estudantes engajados: o simples fato de adotar uma solução digital na educação já desperta a curiosidade entre as turmas. A partir do momento em que a escola consegue manter a atenção desses alunos, os índices de engajamento nas atividades propostas cresce;

  • Aprendizagem lúdica: as plataformas têm interfaces mais simples para facilitar a experiência do usuário. Isso varia de aplicativo para aplicativo, mas, em geral, a proposta é que os comandos sejam dados no sistema de maneira instintiva para que a permanência no ambiente digital seja maior;

  • Uso da interatividade: no ambiente digital, é possível explorar recursos que nos livros tradicionais são impensáveis. O acesso a vídeos, imagens e textos diversos são viabilizados pela rede internacional de computadores. E isso é um prato cheio para abordagens mais interativas em sala;

  • Acompanhamento dos pais: todas as ações dos estudantes ficam registradas no sistema. Por isso, alguns aplicativos geram relatórios de dados sobre o empenho dos estudantes durante o uso. Essas informações, coletadas ao longo do ano letivo, podem ainda ser acompanhadas pelos responsáveis;

  • Facilidade de comunicação: não é novidade para ninguém que a comunicação foi revolucionada pelos aplicativos. Marcas como WhatsApp e Telegram reforçam isso. Essa mudança também pode ser utilizada pelas escolas para que a relação com alunos e responsáveis seja ainda mais próxima;

  • Acesso de qualquer lugar: a popularização dos smartphones facilitou o acesso a sistemas que antes só poderiam ser consultados através de computadores. Isso ajuda a tornar o ensino menos restrito ao ambiente escolar. O processo de aprendizagem, assim, pode ocorrer em todo lugar;

  • Professores antenados: os profissionais da escola não devem dominar um número limitado de aplicativos. O quadro de funcionários precisa estar aberto às inovações que surgem no campo da tecnologia. Essa inclinação às novidades auxilia na tarefa de deixar o ambiente mais criativo;

  • Escola mais dinâmica: depois que se predispõem a aprender pela primeira vez, os professores estão preparados para todas as inovações. O mesmo ocorre com os demais funcionários. A estrutura da escola, dessa forma, passa a ser mais resiliente e adaptada à realidade atual, mais dinâmica;

  • Melhor desempenho: a consequência mais efetiva é a melhora dos resultados acadêmicos. Crianças e adolescentes que, ao longo dos segmentos da Educação Básica, são estimulados a usar a tecnologia tendem a virar, no futuro, profissionais mais preparados para lidar com as inovações.

8 plataformas e aplicativos para ajudar na escola

São inúmeras as alternativas de soluções digitais projetadas para desafios enfrentados na educação. Desenvolvedores do mundo todo se esforçam para apresentar às comunidades escolares sistemas que descomplicam o dia a dia do ensino e incentivam a aprendizagem dos estudantes.

Para facilitar, a Essia destacou a seguir 8 aplicativos que são referências para a educação. Depois das dicas, haverá uma breve descrição das plataformas para contextualizar seus possíveis usos. A proposta é inspirar boas práticas dos professores em sala de aula!

1. Google Classroom

É organizado como uma sala de aula virtual, cujo principal objetivo é o gerenciamento das atividades, por parte de professores e alunos. A plataforma, que permite ainda que os educadores enviem comentários às turmas, ganhou muito espaço com o regime de isolamento social na pandemia.

Pelo Google Classroom é possível também: anexar arquivos em PDF, imagens e vídeos; compartilhar perguntas e outras observações; e estabelecer prazos para entrega dos diferentes exercícios. A gestão das notas também pode ser coordenada por meio da plataforma.    

2. TED

TED é uma série de conferências, promovida por uma entidade privada sem fins lucrativos, que reúne palestrantes com trajetórias inspiradoras. O significado da sigla é Technology, Entertainment and Design - ou seja: Tecnologia, Entretenimento e Design. Tudo a ver com criatividade e inovação.

O aplicativo TED permite que você assista a todas as palestras gratuitamente por meio do seu smartphone. Professores podem buscar bons exemplos entre conferencistas para despertar o interesse das turmas por temas variados ou para aumentar o estímulo e a autoestima dos alunos. 

3. Moodle

É outra plataforma que, assim como o Google Classroom, cria salas de aulas virtuais. A sigla corresponde ao nome em inglês Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, que significa, em português, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto.

É um software livre e de código aberto. Isso permite que adaptações no programa sejam feitas gratuitamente por diversas instituições. Até mesmo no Ensino Superior essa plataforma é adotada. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, usa o Moodle.

4. Quizlet

A proposta aqui é mais lúdica: o Quizlet ajuda os alunos a aprenderem de forma interativa, com jogos educativos que trabalham diferentes conteúdos, que podem ir desde as disciplinas mais comuns da Educação Básica até as mais diferentes línguas estrangeiras.

Assim, é permitido criar, com esse aplicativo, séries com perguntas e respostas. Nesses slides, batizados de flash cards, os alunos reforçam o conhecimento sobre temas específicos. É possível acessá-lo ainda por meio de computadores, já que há versão compatível com o Google Chrome. 

5. Kindle

Os dispositivos destinados especificamente aos eBooks já são conhecidos por apresentar uma interface mais amigável para leituras de longa duração. No entanto, a marca Kindle disponibiliza, gratuitamente, o aplicativo que evita distrações e colabora para que o foco seja mantido no livro. 

A proposta é oferecer as características que os leitores já conhecem, mas agora com acesso por smartphones. Dessa maneira, passa a ser possível organizar as obras na biblioteca, recomeçar de onde parou da última vez e personalizar a área de interação para tornar a experiência prazerosa.

6. SimpleMind

Muitas vezes, é difícil organizar o fluxo de ideias. E, sem deixar registrados alguns insights, todo um encadeamento de reflexões é perdido. Quem nunca passou por isso antes, não é mesmo? SimpleMind pretende ajudar a esquematizar tudo isso com a estratégia de “mapeamento mental”.

A proposta é fácil: colocar em diagramas as anotações para facilitar na hora de estudar ou para que as ideias não se percam. Isso pode ajudar muito na preparação para as provas, inclusive para o tão decisivo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao fim da Educação Básica.  

7. Enem

E por falar no Enem, o Ministério da Educação mantém um aplicativo que é muito interessante para os estudantes que farão a prova. A plataforma atualiza notícias sobre prazos, novidades do exame e até apresenta as notas de cada candidato depois da divulgação oficial.

Os alunos costumam estudar pelas edições anteriores, com o intuito de identificar tendências em questões e se preparar para as futuras abordagens das perguntas. No entanto, esses arquivos não constam no aplicativo. Nesse caso, é preciso acessar o site do Inep

8. ClipEscola

Os aplicativos podem também favorecer o relacionamento entre os responsáveis e as escolas. A comunicação na comunidade escolar é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É preciso que todos estejam engajados para o sucesso do processo de aprendizagem.

Esse é o objetivo do ClipEscola. A plataforma possibilita o controle de entradas e saídas dos estudantes, disponibiliza um diário do professor virtual e compartilha a agenda de recados. Permite também que haja conversas em tempo real entre educadores, responsáveis e alunos. 


Cada opção tem suas vantagens. É preciso conhecer bem a realidade da escola para fazer a escolha certa. Desenvolvedores já conseguem concentrar várias dessas funções em só uma plataforma. Isso facilita a vida de professores, responsáveis, alunos e da própria instituição de ensino em geral.

Dica bônus: conheça a plataforma da Essia!

A Essia é a plataforma digital para conteúdo didático, com abordagem mais interativa, que apresenta as melhores soluções para a sua escola. O acesso é possível a partir de smartphones, tablets ou computadores. O material editado pelas editoras em que você já confia já está disponível.

A plataforma permite que os professores customizem o conteúdo e criem sequências didáticas sob medida para cada turma. A proposta é aproveitar ao máximo o potencial dos volumes. Além disso, podem também ser acrescentados à experiência questões, textos e objetos educativos próprios.  

Para os estudantes, lidar com o material didático passa a ser uma tarefa mais atrativa. O uso de imagens e vídeos deixa o processo de aprendizagem mais lúdico. A disposição das atividades em trilhas favorece aulas com abordagens mais interativas e colaboram para a concentração das turmas. 

A essas características podem ser somadas muitas outras citadas na lista de indicações. Exemplos: a facilidade para a comunicação na comunidade escolar, a praticidade para gerir o calendário acadêmico e a formação de turmas em salas de aula virtuais. Tudo em apenas uma plataforma.

Clique aqui e conheça agora a Essia! Saiba como as ferramentas digitais que a plataforma oferece podem incentivar o processo de aprendizagem e estimular que os estudantes desenvolvam uma relação bem-sucedida com os conteúdos trabalhados na escola!