6 motivos para usar a tecnologia em sala de aula com seus alunos

novembro 26, 2020 | Publicado por undefined.

Ferramentas digitais já fazem parte do cotidiano em várias áreas do conhecimento. Do transporte até as compras online, a tecnologia transformou a maneira como cada pessoa se relaciona com o mundo. A função das inovações tecnológicas no ensino é ainda mais fundamental.

O contato com a tecnologia em sala de aula é determinante para a formação do aluno. É durante a infância e a adolescência que os estudantes são apresentados ao mundo digital, tão importante para o dia a dia. Por isso, é necessário estar atento ao uso desses recursos dentro da escola.

A inserção dessas ferramentas, contudo, precisa ser bem examinada pela comunidade escolar. Os segmentos da Educação Básica exigem esforços diferentes. O processo para incentivar o uso de inovações tecnológicas deve levar em consideração todas as possibilidades oferecidas.   

Neste artigo, você vai conhecer 6 razões para estimular o uso de tecnologia em sala de aula. São dicas que partem das vantagens oferecidas por plataformas e dispositivos que colaboram para a aprendizagem. Então, continue por aqui e boa leitura!

A importância de introduzir a tecnologia em sala de aula

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer como a tecnologia é essencial para o desenvolvimento das novas gerações. Quanto mais cedo as crianças e adolescentes são encorajadas pelos professores a lidar com ferramentas digitais, menos dificuldades apresentarão na vida adulta.

Os futuros desenvolvedores de tecnologia estão sentados, hoje, nas cadeiras escolares. Além disso, já que todas as demais profissões também são atualmente conectadas ao mundo digital, incentivar o uso desses recursos é ajudar a introduzir os estudantes no mercado de trabalho.

O fato mais significativo é que na Educação Básica as vantagens se expressam também no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Os resultados, portanto, aparecem em curto prazo e podem ser observados por toda a comunidade escolar.

6 motivos para usar a tecnologia em sala de aula

Alunos, responsáveis, professores e gestores compartilham os benefícios desses recursos digitais. É por isso que é importante ter atenção com as ferramentas escolhidas pela escola para tornar mais efetivo o processo de aprendizagem.

Conheça as 6 razões destacadas pela Essia para apostar no uso de tecnologia na sala de aula!

#01. Garante um acompanhamento mais próximo das dificuldades e habilidades de cada estudante

Nem todos os alunos assimilam os conteúdos trabalhados em sala de aula pelos professores com a mesma velocidade. O processo de aprendizagem é uma construção coletiva — que envolve educadores, familiares e gestores —, mas depende fundamentalmente do estudante.

Existem plataformas digitais que possibilitam um monitoramento individual mais detalhado sobre a forma pela qual os conteúdos foram recebidos. A partir do desempenho em atividades, são produzidos relatórios a respeito do comportamento de cada aluno diante de determinado tema.

Com esses dados, é possível traçar listas de exercícios para reforço e incentivar a compreensão acerca de determinado assunto. O acompanhamento permite que os professores se certifiquem de que as habilidades dos estudantes se desenvolveram conforme a programação para o ano letivo.

#02. Possibilita um conteúdo personalizável e atual

A principal vantagem do conteúdo didático digital é a oportunidade de adaptá-lo às reais necessidades de sua escola. Diferentemente do que acontece com os livros tradicionais, existe a possibilidade de fazer ajustes após a edição final de cada volume. 

Em alguns casos, é oferecida a chance de até acrescentar conteúdo produzido pelo próprio professor. Assim, questões, textos e outros objetos de aprendizagem interativos são integrados ao ambiente digital com que o aluno já está habituado.

A criação de sequências didáticas, na ordem de preferência do professor, também é uma possibilidade oferecida pelas ferramentas digitais. Há graus diferentes para adaptações em cada plataforma. Por isso, fique atento na hora de fazer a sua escolha. 

#03. Melhora a didática utilizada dentro da sala de aula

Os recursos tecnológicos colaboram com a didática dos professores. A proposta mais dinâmica pode contribuir também para que as atenções dos alunos se concentrem nas aulas e, como consequência, nas estratégias elaboradas pelos educadores para fixar os conteúdos.

Grupos em redes sociais podem ajudar a aprimorar o diálogo da comunidade escolar e a despertar um maior engajamento. Por outro lado, além dos relatórios sobre o desempenho individual, plataformas digitais também geram informações sobre o desempenho das turmas.

Os relatórios demonstram o nível de empenho dos alunos, quais são as atividades realizadas e quando os exercícios foram feitos. Com esses dados, por exemplo, os professores podem se dedicar aos estudantes que necessitam de mais atenção.

#04. Aumenta o comprometimento dos alunos

Se a análise de dados na plataforma digital possibilita que o aluno seja acompanhado de perto e aumente seu engajamento, a proposta mais interativa é um atrativo para as turmas. Ilustrações, vídeos e a própria dinâmica do ambiente virtual contribuem para aumentar o interesse.

A comunicação também é um fator que incentiva o comprometimento. Novamente, as redes sociais podem desempenhar a função de agregar os estudantes. Outra atitude interessante é a criação de fóruns, em que dúvidas podem ser tiradas e outras formas de interação, estabelecidas. 

Ao conjugar o acompanhamento dos relatórios com o aumento da participação dos alunos, as escolas estimulam o comprometimento das turmas. Com isso, é perceptível a melhora no processo de aprendizagem e, de modo mais objetivo, nos resultados acadêmicos.

#05. Viabiliza o acompanhamento por parte dos pais

Apesar de muitas dessas novas tecnologias dependerem da internet, já existem alternativas para incentivar um ensino digital offline. Soluções digitais apresentam opções que possibilitam que os estudantes realizem, por exemplo, exercícios mesmo desconectados da rede.

Com essa opção, todo o potencial dos cômodos da casa pode ser aproveitado. Assim, os responsáveis podem propor novas dinâmicas no espaço doméstico, ajudar nos deveres de casa e acompanhar o empenho dos alunos com as tarefas apresentadas pela escola.

As trocas de informação entre família e educadores também são facilitadas pelas inovações tecnológicas. Por meio desse diálogo, os responsáveis podem ter acesso também a dados sobre o desempenho dos estudantes com o uso de plataformas digitais.

#06. Ajuda a introduzir o ensino híbrido na escola 

A tecnologia encurta distâncias e simplifica alguns processos que, à primeira vista, pareciam muito difíceis de serem executados. Na educação, os recursos digitais podem cumprir essa função e facilitar os períodos que normalmente exigem mais esforços da comunidade escolar.

Tradicionalmente, quando havia algum desafio que impedia a circulação de pessoas — questões de saúde pública, de trânsito urbano ou de violência —, as aulas eram suspensas. Com as ferramentas tecnológicas, passou a ser possível estipular um período de transição com atividades virtuais.

Com esses recursos, os professores podem manter a aprendizagem dos alunos e, conforme as condições forem melhorando, retornar às atividades presenciais. Isso é denominado de ensino híbrido e foi a alternativa a que muitas escolas recorreram em 2020.

Quais tecnologias podem ser usadas em sala de aula?  

Depois de destacar os motivos para que tecnologias digitais sejam implementadas na rotina das escolas, é preciso mostrar de que forma isso acontece na prática. Muitas dessas estratégias já foram mencionadas, mas o objetivo agora vai ser entender as implicações no dia a dia. Vamos lá?

Material didático digital

Com todas essas inovações, os alunos podem ter acesso a um conteúdo didático digital. Para uma geração que nasceu conectada ao mundo virtual, utilizar recursos tecnológicos com a finalidade de aprender é uma opção muito proveitosa. 

Existem experiências diversas com material didático digital. Em alguns casos, são mantidas as características básicas do livro físico. A vantagem é apenas a possibilidade de leitura no computador ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. 

No entanto, há também a chance de aproveitar melhor as possibilidades do conteúdo didático. Isso acontece com a plataforma digital, que permite fazer edições, estabelecer interações com fóruns e analisar as informações de empenho e desempenho dos alunos.

Gamificação

Transpor para o ambiente de aprendizagem o caráter lúdico dos jogos é sempre uma boa opção para os educadores. A gamificação atrai a atenção dos alunos e, simultaneamente, ajuda a trabalhar assuntos que muitas vezes podem parecer bem mais complicados.

Isso não depende de recursos tecnológicos. É interessante quando os professores conseguem propor jogos para cativar os estudantes e trabalhar os conteúdos. No entanto, é importante observar que a tecnologia digital expande as alternativas nesse sentido.

Na plataforma digital, por exemplo, a dinâmica digital pode se aproximar da vivência que é experimentada durante o jogo. Com esse recurso, atividades de itinerários formativos, previstos na Base Nacional Comum Curricular, podem adotar essa abordagem mais lúdica.

Aplicativos interativos

O uso de dispositivos móveis transformou a comunicação. Com a internet e a expansão da rede, outros hábitos foram alterados e novas soluções foram integradas às nossas rotinas. O download de aplicativos, por exemplo, é atualmente uma realidade na educação.

De sistemas para simples anotações a plataformas digitais, os aplicativos auxiliam no processo de aprendizagem ao possibilitar o acesso em situações diversas. Baixar softwares torna o seu aparelho pessoal um acervo de amplas possibilidades educacionais.

Os profissionais especializados em ensino, obviamente, devem mediar a utilização. São os educadores que estimulam a adoção de novas ferramentas para auxiliar a aprendizagem. Sua função nesse processo é, por isso, imprescindível.

Redes sociais

Entre todas essas oportunidades que os aplicativos oferecem estão também as redes sociais. Os diálogos que as plataformas incentivam já fazem parte do dia a dia de nossas vidas pessoais, com alternativas voltadas para relacionamentos ou para o mercado de trabalho.

Para o ensino, as redes sociais podem desempenhar uma função primordial. A comunicação que é proporcionada por essas ferramentas pode ser importante para tirar dúvidas, sugerir leituras complementares e suscitar o engajamento dos estudantes.

Cabe aos educadores escolher como deve ser essa utilização: formação de grupos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, criação de páginas voltadas para a divulgação de determinados temas e até mesmo abertura do diálogo com os perfis pessoais são algumas alternativas.

Os motivos para investir nos benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de aprendizagem são muitos. Por outro lado, as ferramentas são variadas e cada uma oferece ao ensino vantagens que devem ser bem examinadas por gestores, professores e responsáveis. 

Conheça a plataforma digital da Essia!

Depois de conhecer quais são as maneiras em que a tecnologia está inserida na rotina das escolas, você vai entender melhor como a plataforma Essia contribui para que seus alunos aprendam de forma mais interativa e efetiva. Clique aqui e conheça todas as possibilidades oferecidas!