Tendências no setor de Gente e Gestão

maio 25, 2023 | Publicado por Monique.

A nova tendência em relação ao mercado de trabalho é que o colaborador seja considerado um parceiro e que as relações de trabalho sejam sustentáveis para que se alcance melhores resultados. É o que aponta a pesquisa “Tendências Globais de Capital Humano 2023”.

É função da área de Gente e Gestão das empresas planejar ações que propiciem esse ambiente de bem-estar. Neste artigo, destacamos algumas dicas e tendências para o setor em 2023 para auxiliar as empresas a melhorar a desempenho dos colaboradores.

O que é Gente e Gestão:

Gente e Gestão é o setor responsável por gerenciar as relações humanas nas empresas. Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho são algumas das subáreas que estão no conceito mais amplo de gestão de pessoas e são geralmente divididas por departamentos específicos.

Esse setor tem passado por uma transformação no que diz respeito às estratégias para captar, reter e desenvolver talentos. O motivo dessas transformações está relacionado a mudanças comportamentais de forma mais ampla. As pessoas buscam cada vez mais flexibilidade e bem-estar no trabalho, levando os gestores e responsáveis pelos recursos humanos a repensarem o dia a dia de trabalho nas empresas.

Qual a importância desse setor no seu negócio?

O setor de Gente e Gestão é justamente o responsável por cuidar das relações dos colaboradores, em aspectos que envolvem desde rotinas administrativas e burocráticas ao treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores. Adiciona-se a esses fatores, a responsabilidade pela saúde e bem-estar das equipes, que tem se mostrado fundamental para retenção de talentos e para a produtividade.

Diversas pesquisas têm apontado nessa direção. Uma pesquisa mostrou que a chave para o sucesso das empresas é alinhar estratégias de negócios com estratégias de gestão de pessoas. O retorno do investimento em talentos, previne, inclusive, perdas financeiras: essa foi a resposta de 93% das empresas que investiram em gestão de pessoas e conseguiram obter retornos positivos, como a melhora da qualidade do time e nas taxas de crescimento da empresa.

Outros estudos apontam nessa mesma direção. O artigo da Harvard Business Review traz uma discussão sobre dois pontos muito relevantes ao se falar em gestão de pessoas: um diz respeito sobre a importância em investir no treinamento de lideranças. 

O segundo, diz respeito ao papel da área de gestão de pessoas contextualizar ações e práticas: diferentes circunstâncias e transformações no mundo do trabalho demandam novas habilidades e competências dos líderes e das equipes como um todo. Por isso, o investimento no setor é tão importante para alcançar os objetivos da empresa. 

Simultaneamente, o investimento em treinamento, no desenvolvimento de lideranças e no bem-estar dos colaboradores tem o potencial de se converter em indicadores de sucesso para as empresas. Nesse sentido, longe de ser um ônus, o investimento em gestão de pessoas e projetos sustentáveis é altamente rentável. 


Tendências de 2023:


1.Avanço do uso da IA no recrutamento e seleção

A inserção de tecnologias digitais nos cenários corporativos está em pleno crescimento. As plataformas digitais de treinamento já são uma realidade nos cenários de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, e seu uso se estende para outras etapas do processo de gestão de pessoas, entre elas, a parte de recrutamento e seleção. 

A aplicação da tecnologia avançada na gestão de pessoas, o RH 4.0, torna os processos desse setor mais eficientes e menos operacionais. Para além do aspecto prático da inserção de tecnologias digitais nas áreas de resursos humanos, essa mudança deve ser vista como uma forma de tornar os processos de fato mais humanos. O propósito do RH, consiste, afinal em cuidar das pessoas: agilizar, personificar, encantar pessoas com experiências mais dinâmicas de recrutamento são algumas das vantagens possíveis de um uso eficientes das tecnologias associadas à Gente e Gestão.

A inteligência artificial pode ser usada para dar maior celeridade ao processo de recrutamento. Atualmente algumas plataformas automatizam processos como triagem e análise de currículos, bem como a organização e registro de informações sobre os candidatos. A maior rapidez na análise dos currículos ajuda a resolver uma demanda dos candidatos por reduzir o tempo dos processos seletivos, que, por vezes, podem ser muito longos e desgastantes. Nesse sentido, a celeridade acaba por ser benéfica tanto para os candidatos quanto para as empresas.

A triagem automática de currículos conforme os critérios estabelecidos pela empresa ajudam a resolver o problema da alta demanda de candidaturas para serem analisados nos processos seletivos, otimizando o trabalho da equipe de recrutamento. Algumas plataformas usadas para essa finalidade também contam com geração de dados que viabilizam uma análise mais minuciosa e objetiva dos currículos recebidos. Isso possibilita chegarem a um feedback mais estruturado e escolhas mais assertivas na hora de selecioná-los para uma entrevista.

A redução de custos é outro ponto positivo, efeito da aceleração de procedimentos burocráticos que as tecnologias proporcionam. O resultado são processos seletivos mais eficientes e economia para as empresas. 

É importante destacar que todos esses pontos sobre o uso de IA no processo de recrutamento não trazem bons resultados por si só. Como foi bem destacado no artigo publicado no site da Associação Brasileira de RH (ABRH), as empresas devem pensar em primeiro lugar nas pessoas para promover a transformação digital. Afinal, são elas que vão selecionar e operar as tecnologias e que podem trazer o olhar sobre as demandas e transformações necessárias para o negócio.

2. Experiência do Candidato

A valorização da experiência do candidato não está relacionada apenas à aceleração dos processos de recrutamento por meio do uso e gestão de ferramentas de inteligência artificial. Investir na experiência do candidato é orientar todo o processo de recrutamento a partir da construção de boas relações, experiências e procedimentos eficientes. 

Tais procedimentos envolvem a construção de um processo seletivo ágil e transparente em todas as suas etapas: candidatura, entrevista, recrutamento e onboarding. 

Um primeiro passo é realizar um cronograma para que o candidato possa se organizar para participar de cada etapa da seleção. A clareza em relação aos prazos de entrega do candidato, de testes e formulários por exemplo, mas também os prazos de devolutiva da equipe e recrutamento sobre cada uma das atividades reduz a imprevisibilidade que costuma a ser uma reclamação legítima dos candidatos.

Atentar para uma comunicação direta e personalizada também ajuda a proporcionar uma experiência de candidatura positiva. Isso impacta, a percepção dos candidatos em geral e daqueles que são selecionados para a vaga, que podem se sentir mais engajados a assumir o cargo tendo tido uma boa experiência de seleção. 


3. Trabalho Flexível e bem-estar

As mudanças nas relações de trabalho durante a pandemia produziram efeitos que ainda são observados no mercado de trabalho. O principal deles está relacionado ao aumento do número de empresas que passaram a adotar regimes de trabalho remotos ou híbridos. Em 2022, segundo pesquisa da FGV, 33% das empresas adotaram regime de trabalho remoto e 34% adotaram o regime de trabalho remoto ou híbrido. Essa mudança também alterou a percepção das pessoas sobre produtividade: as empresas com funcionários em regime remoto aumentaram sua produtividade em cerca de 23%. Já entre os trabalhadores, 43% se mostraram mais produtivos e 38% igualmente produtivos no trabalho remoto. De acordo com os dados, a flexibilidade sobre o regime de trabalho foi visto como um ponto positivo, relacionado ao aumento da performance dos colaboradores. 

Debates sobre regimes de trabalho mais flexíveis estão diretamente relacionados à discussão sobre a importância de humanizar as relações de trabalho. O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que empresas que proporcionam aos trabalhadores maior flexibilidade, sobre quando e onde trabalhar, por exemplo, além de otimizar desempenho, reduzem as taxas de turnover. Viabilizar aos colaboradores o equilíbrio entre vida pessoal e profissional mostra ter benefícios para ambas as partes, colaboradores e empresas.

Criar espaços abertos ao diálogo sobre bem-estar, estar atento aos sinais de excesso de trabalho, organizar e incentivar iniciativas de desenvolvimento profissional, são alguns exemplos de estratégias possíveis que contribuem para melhorar o ambiente de trabalho. É função da área de Gestão e Gestão observar e gerir cada um desses pontos a fim de promover uma cultura organizacional positiva.

4.People Analytics

People analytics é cada vez mais utilizado para apoiar as áreas de Gente e Gestão. Trata-se de uma solução aplicada em conjunto com outras técnicas como e Business Intelligence e Big Data para fundamentar tomadas de decisões estratégicas no setor de RH através de coleta, processamento e análise de dados. 

O uso dessa metodologia de análise pode ser aplicado para as mais variadas finalidades: avaliação de clima organizacional, avaliar aumento de remuneração ou promoção de colaboradores e treinamento e desenvolvimento são alguns exemplos de aplicação possíveis. O uso de People analytics pode tornar as avaliações sobre desempenho e desenvolvimento de habilidades e competências mais objetivas, tornando os feedbacks mais completos e personalizados.

Conclusão 

Investir e valorizar o setor de Gente e Gestão se mostra cada vez mais o caminho para o sucesso das empresas. Diversas pesquisas já comprovaram a relação de causalidade entre processos bem conduzidos de gestão de pessoas (recrutamento, onboarding, treinamento e offboarding, por exemplo) e as taxas de lucro e produtividade. 

Para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, é fundamental que as empresas estejam atualizadas sobre os debates e tendências sobre gestão de pessoas. Além de recursos para a área e contratação de pessoas qualificadas para gerenciar os recursos humanos, investimentos em tecnologia e People Analytics  certamente irá impulsionar o desenvolvimento na sua empresa.