Plataforma Digital de Ensino: conheça as vantagens e saiba por que utilizar na sua escola

novembro 17, 2020 | Publicado por undefined.

A tecnologia tem incentivado mudanças no processo de aprendizagem para crianças e adolescentes. Algumas soluções digitais oferecem aos educadores alternativas para trabalhar melhor os conteúdos, personalizar o material didático e aprimorar as interações com as turmas. Ao adotar uma plataforma digital de ensino, a sua escola pode ter acesso a todas essas possibilidades. 

São oferecidas ferramentas que tornam a experiência de aprender mais dinâmica para os alunos, colaboram para facilitar a rotina do professor e aumentam a efetividade das aulas.

Dessa forma, não são as escolas que precisam se adaptar ao material didático: é o conteúdo que se adequa às necessidades de cada colégio. De modo integrado e interativo, a plataforma digital de ensino é capaz de monitorar o desempenho, permitindo a análise de dados individuais de cada estudante ou de turmas em geral.

Neste artigo, vamos te dar um panorama sobre as vantagens de usar uma plataforma digital de ensino e os motivos para adotar na sua escola. Continue por aqui e boa leitura!

O que é uma plataforma digital de ensino?

Plataforma digital de ensino é uma solução digital para conteúdo que reúne o material didático para a Educação Básica que anteriormente era restrito aos livros físicos. Com a internet, as ferramentas oferecidas possibilitam que exercícios, textos, gráficos e ilustrações sejam mais interessantes.

Em alguns casos, essa experiência é ainda mais inovadora: os professores podem criar sequências didáticas próprias ao inserir capítulos de livros diferentes ou de outras séries. Isso permite aproveitar ao máximo o conteúdo e fazer a transição para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Embora possa parecer algo muito tecnológico e até distante da rotina escolar, a plataforma digital de ensino já faz parte da rotina de muitas escolas do Brasil. A interface acessível para professores e alunos aumenta o engajamento e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso.

Só o ensino remoto utiliza a plataforma digital de ensino?

Com os alunos longe das salas de aula, muitas escolas identificaram a importância de adotar uma plataforma digital de ensino. Além de permitirem o acompanhamento das tarefas, essas ferramentas facilitam o planejamento e a gestão do tempo de estudantes e professores.

Entretanto, também é possível aproveitar todas essas possibilidades com a modalidade híbrida de ensino. A reabertura gradual das escolas faz com que a atenção seja redobrada com o monitoramento dos exercícios. 

Até com as aulas presenciais, os benefícios são muito perceptíveis:a escola fica mais resiliente com a plataforma digital. Mesmo com a perda de aulas devido ao trânsito ou a mudanças de professor, a programação não é comprometida. As atividades continuam disponíveis para as turmas e o planejamento para o ano letivo segue sem sobressaltos.

Quais são as vantagens de usar uma plataforma de ensino digital?

Os benefícios da adoção ficam claros para toda a comunidade escolar. Desde os gestores até os responsáveis, passando pelas turmas e pelos educadores, todos podem aproveitar as vantagens da plataforma digital de ensino. 

Aqui, entenda melhor como isso contribui para a aprendizagem:

Para as escolas 

São gerados relatórios sobre o desempenho e o engajamento de alunos e turmas. A partir dessas informações, é possível identificar os principais desafios de cada série e propor atividades de reforço. Isso facilita o acompanhamento de coordenadores e gestores.

As escolas demonstram que estimulam a inserção de ferramentas tecnológicas no dia a dia de crianças e adolescentes. Esse esforço é reconhecido pela comunidade escolar como um todo e desperta o interesse de outros responsáveis para as boas práticas de ensino.

A preocupação em modernizar a rotina da escola tem reflexos positivos também no corpo docente. O professor percebe que há investimentos para melhorar a qualidade do ensino e para aproveitar mais o seu potencial. Quem ganha com a adoção é o processo aprendizagem. 

Para os professores 

A plataforma possibilita preparar um conteúdo sob medida para o plano de aulas. Além de acompanhar a maneira como as turmas assimilam os assuntos trabalhados, os professores também conseguem enviar considerações sobre exercícios específicos para os alunos.

As ferramentas oferecidas potencializam a didática do professor. Com a interatividade, é mais fácil reter a atenção das turmas para os temas que são trabalhados. Se há mais concentração nos conteúdos, a aprendizagem flui de maneira mais eficiente.

Algumas plataformas permitem que o conteúdo produzido pelo professor seja inserido no ambiente digital. Assim, o empenho para a elaboração não é perdido e os educadores se sentem mais reconhecidos pelo seu trabalho. Esse sentimento é muito positivo para o contexto da educação. 

Para os alunos 

Existem fóruns que motivam os estudantes a trocar impressões sobre os conteúdos trabalhados pelos professores. Isso incentiva a colaboração e a interação entre as turmas. A forma como são apresentados vídeos e imagens também ajuda a despertar o interesse.

A proximidade com os educadores também aumenta. Os estudantes podem receber feedbacks específicos sobre o desempenho nos temas trabalhados. Esse diálogo estimula o esforço dos alunos, ajuda a mapear as dificuldades e favorece uma relação mais amigável com os professores.

As mochilas, por outro lado, ficam mais leves. Com a plataforma digital, o material didático está no dispositivo utilizado para o acesso. A rotina de carregar peso, assim, é deixada para trás. O uso de escaninhos também não é mais necessário. 

Para os pais 

A aprendizagem se torna mais atrativa e os pais podem notar uma mudança no comportamento dos estudantes. As ferramentas incentivam a gestão do tempo e o senso de responsabilidade, dois elementos que serão fundamentais para os futuros profissionais no mercado de trabalho.

Todos os empregos exigem, em maior ou menor grau, conhecimentos sobre o mundo virtual. Incentivar o uso dessas ferramentas é uma maneira de estimular a adaptação, por parte de crianças e adolescentes, às mudanças tecnológicas.  

A plataforma digital também pode ser acessada pelos dispositivos móveis dos estudantes. Os custos dos livros físicos costumam ser superiores aos da plataforma. Assim, os responsáveis que incentivam um ensino mais tecnológico também podem economizar.

O que levar em consideração na hora de escolher a melhor plataforma digital de ensino?

Há atualmente no Brasil diversos modelos de plataforma digital de aprendizagem para a Educação Básica. Essas possibilidades, contudo, não estão disponíveis em todas as plataformas. Por isso, na hora de optar é determinante levar em conta quais são as ferramentas a que a sua escola vai ter acesso. 

A possibilidade de personalizar o material didático varia. As coleções disponíveis, a análise de dados e outras características técnicas — como capacidade de se adaptar às telas dos mais diversos dispositivos ou funcionamento offline — também mudam de plataforma para plataforma.

Os acervos de conteúdos que são disponibilizados, a integração com outros sistemas, os recursos de interatividade e as opções para customização são questões que devem ser decisivas no momento de fazer a escolha. Saiba mais sobre esses aspectos a seguir!

Parceiros de conteúdo

A plataforma digital de ensino pode permitir o acesso às coleções que você conhece e confia. No entanto, a relação dos livros muda de acordo com cada plataforma. É preciso se certificar se o material adotado pela escola está disponível. Os parceiros, entretanto, não são somente as editoras. 

Como os alunos podem aprender por meio de conteúdos interativos, é importante conhecer as demais parcerias. Bibliotecas audiovisuais ou materiais didáticos voltados para os itinerários formativos da BNCC também devem despertar as atenções.  

Integração com outras plataformas

Para facilitar a adaptação, em alguns casos é permitida a integração com outras plataformas que já são utilizadas pelas escolas. Isso ajuda na transição para o conteúdo didático digital. Ao mesmo tempo, também possibilita visualizar as atividades no calendário da sua escola.

Portanto, na hora de optar por uma plataforma digital de ensino, confira se existe integração com Google Classroom, Moodle ou Moderna Compartilha. Esse fator pode ser decisivo na escolha da proposta que mais se adequa à rotina da sua escola. 

Interatividade

É recorrente a ideia de que a plataforma de ensino se resume a um ambiente com material didático digitalizado, como acontece nos dispositivos e-reader como Kindle, Lev ou Kobo. Entretanto, essa desconfiança não condiz com o que acontece na prática.

É possível inserir vídeos, links para outras páginas na internet ou imagens interativas na experiência dos estudantes com o conteúdo. Mas nem todas as plataformas aproveitam as oportunidades que são proporcionadas pelo universo digital. Então, é necessário ficar atento.

Conteúdo personalizado

Se o material digital é mais flexível e permite adaptações, nem todas as plataformas possibilitam as mesmas mudanças. Por esse motivo, é importante manter as atenções voltadas para as ferramentas de edição oferecidas. Isso define o grau de customização de cada plataforma.

Além de edição, em alguns casos é possível acrescentar conteúdo preparado pelos próprios professores. Assim, questões, textos e outros objetos de aprendizagem não se perdem, são integrados ao ambiente digital e complementam o processo de ensino.

São muitas as vantagens apresentadas pelas plataformas digitais de ensino na Educação Básica. Tanto os alunos do Ensino Fundamental quanto os do Ensino Médio podem usufruir dos benefícios dessa proposta mais interativa, integrada e dinâmica.

Conheça a plataforma digital da Essia!  

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe as vantagens da plataforma digital de ensino e o que levar em consideração na hora de escolher a melhor para a sua escola, que tal conhecer a Essia? Clique aqui, conheça nossa ferramenta e saiba como podemos melhorar o aprendizado dos seus alunos!