Protagonismo juvenil: qual é o papel da escola?

dezembro 22, 2020 | Publicado por undefined.

 

A construção de uma postura ativa entre os estudantes é um trabalho que precisa ser priorizado pelas escolas. Essa ação é de longo prazo, reúne esforços de educadores e tem consequências decisivas para o contexto em que os alunos estão inseridos.

Os segmentos da Educação Básica são momentos importantes para dar atenção a esse tema. A partir desse empenho da comunidade escolar, é possível deslocar a centralidade do processo de aprendizagem para os alunos. É assim que vem à tona o protagonismo juvenil.   

Quando jovens e adolescentes se sentem empoderados, toda a sociedade é fortalecida. Além dos resultados acadêmicos positivos, o protagonismo juvenil incentiva a percepção sobre a realidade com a qual convivem e, consequentemente, fortalece a cidadania.

Entenda o que é protagonismo juvenil e quais as consequências do conceito para a educação!

O que podemos entender como protagonismo juvenil?

Protagonismo juvenil é o conceito que busca conferir mais importância aos jovens em suas comunidades. Tradicionalmente, a estrutura social faz com que o poder recaia sobre as pessoas mais experientes. Esse fato faz com que a realidade seja mantida — e seus problemas também.

Quando essa situação é invertida, ocorre uma transformação importante. Ao mesmo tempo que há um estímulo ao engajamento de pessoas com menos idade, é criado um ambiente de fomento à criatividade e à inovação.

Para que essa atmosfera seja estabelecida, são necessárias ações definitivas em diversas áreas. Para a educação, essa noção deve fazer com que os professores e demais profissionais envolvidos no ensino repensem as suas atividades rotineiras dentro dos colégios.

Por que a escola deve incentivar o protagonismo juvenil? 

Se a educação pode fortalecer essa mudança, as escolas como instituições desempenham uma função primordial. É ali que crianças e adolescentes formam suas primeiras relações sociais fora do círculo familiar. Os benefícios do protagonismo juvenil se refletem, principalmente, em dois aspectos.

O primeiro é o acadêmico, com a melhora dos índices de engajamento e do desempenho dos estudantes nas atividades propostas pelos professores. Toda a comunidade escolar percebe as consequências do desenvolvimento de uma postura mais ativa entre as turmas.

O segundo é o social. Estimular o empoderamento dos jovens é um processo que deve ser iniciado ainda na infância, mas traz benefícios para a convivência em comunidade. Criar uma consciência sobre a realidade no entorno, para o aluno, é a primeira de uma série de transformações sociais.

4 dicas para desenvolver jovens líderes

O objetivo de formar lideranças deve envolver um conjunto de fatores. Nas escolas, é preciso alinhar as ações para identificar o potencial de cada aluno e incentivar o desenvolvimento dessas habilidades. Algumas sugestões podem ajudar os educadores nessa tarefa.

Confira quatro dicas para o desenvolvimento de jovens líderes

#1: Proporcione debates entre os próprios estudantes 

Para reverter esse quadro e dar mais destaque aos estudantes, os educadores precisam repensar cada atitude que está inserida na rotina. Até porque, na maioria das vezes, as atividades escolares são comandadas pela equipe pedagógica.

Caso os professores incentivem debates entre as turmas, o paradigma do ensino tradicional será invertido. Os alunos compartilham desafios geracionais e essas discussões podem facilitar a abordagem de conhecimentos gerais. Isso é benéfico também para o desempenho acadêmico.

#2: Trabalhe com assuntos e problemas reais

Ao discutirem assuntos cotidianos, os estudantes se habituam a unir teoria e prática. Os resultados, principalmente nas disciplinas voltadas para as ciências humanas, aparecem quando as turmas aprimoram essa capacidade.

O  desenvolvimento do sentimento de cidadania das novas gerações também requer esse esforço. Ao lidarem com problemas reais desde a infância, os indivíduos conseguem assumir uma perspectiva mais abrangente da sociedade e ficam mais preparados para a vida adulta.

#3: Desenvolva a inteligência emocional e outras habilidades de liderança 

A habilidade de tomar decisões não se resume a aspectos técnicos ou ao repertório de experiências acumuladas pelos alunos. Fazer escolhas exige também que sejam administrados os afetos mais subjetivos envolvidos no momento de cada atitude.

Quando propõe que sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, a escola investe na evolução da inteligência socioemocional dos alunos. Essa opção trará muitas consequências positivas para os futuros adultos, inclusive no mercado de trabalho.

#4: Inclua atividades extracurriculares no planejamento escolar

Romper com a rotina em sala de aula pode ser uma alternativa importante para promover o desenvolvimento de uma conduta ativa de crianças e adolescentes na Educação Básica. Planejar atividades extracurriculares é uma medida importante para lidar com esse desafio.

No momento em que se deparam com situações diferentes, os alunos também reagem de forma distinta. Essa proposta estimula a tomada de decisões e uma percepção mais aguçada acerca da realidade em que estão inseridos. A escola deixa de ser uma instituição afastada do mundo.

Protagonismo juvenil e a tecnologia: como unir os dois 

Para um efetivo protagonismo juvenil, é importante que as escolas busquem abordagens inovadoras para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O novo olhar do educador para essas fases é o primeiro passo para transformar o processo de aprendizagem.

Atualmente, existem ferramentas que podem potencializar essas mudanças. A tecnologia oferece soluções digitais que aproveitam a didática do professor e permite que sejam utilizados dispositivos interativos para atrair ainda mais a atenção dos alunos.

Opções como a plataforma de ensino digital podem ser usadas por escolas para estabelecer outras interações entre professores e estudantes. As dinâmicas em ambientes virtuais favorecem a gestão do tempo, mudam a rotina da educação e colocam as turmas no papel de protagonistas.


O protagonismo juvenil é muito relevante para toda a sociedade. Quando crianças e adolescentes são estimuladas a adotar um comportamento ativo perante o mundo, toda a comunidade escolar se beneficia. O próprio desenvolvimento dos alunos fica ainda mais evidente.

A proposta pedagógica pode fomentar o protagonismo juvenil na sua escola

As escolas precisam assumir o compromisso de empoderar os seus alunos desde o planejamento para o ano letivo. Já na proposta pedagógica, os educadores podem incentivar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Pais, gestores e professores precisam estar atentos a isso.

Clique aqui, leia mais no Blog da Essia sobre as propostas pedagógicas e entenda quais são as possibilidades que mais se adaptam a realidade da sua escola para estimular crianças e adolescentes!