Contraturno escolar: como ampliar o desenvolvimento do aluno?

março 18, 2021 | Publicado por undefined.

O período escolar não é o suficiente para que todas as atividades que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes sejam realizadas. Esse momento da vida deve ser aproveitado ao máximo e a proposta de contraturno escolar incentiva essa visão mais ampla do processo de aprendizagem.

Encarar a grade horária da escola como uma limitação para o ensino é um grande erro. Embora até essa denominação usada pelos educadores faça referência a certa contenção, é necessário libertar a formação dos alunos de paradigmas fixos durante todos os segmentos da Educação Básica.

Sempre é hora de aprender. A máxima vale também para os adultos, mas na infância e na adolescência é fundamental para que toda a comunidade escolar esteja atenta para a rotina dos estudantes. O trabalho na estrutura escolar deve levar em conta a importância de gerir o tempo.

Expandir o período dedicado a aprender não representa, automaticamente, mais tempo em sala de aula com abordagens tradicionais. Nem o aumento do conteúdo trabalhado. É preciso fomentar os momentos lúdicos e interativos que também colaboram para desenvolver os estudantes.

Para alcançar esse objetivo, a comunidade escolar como um todo precisa conhecer o que é o contraturno. Responsáveis, educadores e os demais funcionários da instituição de ensino devem estar engajados nessa proposta. O ponto de partida, no entanto, é compreender esse conceito.

Quer saber tudo sobre esse tema? A Essia preparou este artigo com o intuito de ajudar a implementação na sua escola. Boa leitura!

O que é o contraturno escolar?

No Brasil, o período que os estudantes passam no ambiente escolar ainda é menor do que o de outros países que alcançaram o sucesso na educação. Essa defasagem chamou atenção de autoridades de Estado, pesquisadores sobre o tema e educadores das redes pública e privada.

Experiências têm sido tomadas tendo em vista essa questão. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, prevê a expansão da carga horária dos segmentos da Educação Básica. O aumento da rede de ensino em tempo integral também é uma alternativa nesse sentido.

Nas instituições particulares, uma experiência positiva é traçar estratégias para aproveitar todo o potencial do contraturno escolar. A ideia é utilizar recursos que já são empregados no processo de aprendizagem para estender o período que os estudantes dedicam a atividades pedagógicas.

Se a preocupação durante o turno está voltada para os conteúdos das diferentes disciplinas, no contraturno o objetivo deve ser diversificar as atividades. É preciso manter a integração entre esses dois momentos sem desconfigurar as propostas de ensino das escolas.

Muitas vezes, esse empenho se soma à necessidade dos responsáveis: ao trabalharem o dia inteiro, a permanência do estudante nas dependências da escola se torna uma solução. A parceria entre os parentes e a equipe pedagógica é sempre positiva para o desenvolvimento dos alunos.

Quais atividades geralmente acontecem no contraturno escolar?

Os educadores quebram a cabeça para tornar mais eficiente o contraturno escolar. São múltiplas as alternativas para aproveitar esse tempo adicional. Em contrapartida, são variadas também as preocupações dos profissionais que precisam acompanhar a formação de crianças e adolescentes.

A primeira medida é tornar a estrutura escolar mais aconchegante. Em outras palavras: para que as turmas permaneçam por um período maior naquele espaço, é preciso repensar as estratégias pedagógicas. O convívio precisa ser cultivado por todos os atores da comunidade escolar.

Investir em exercícios lúdicos, instigantes e criativos é a melhor maneira de diversificar as atividades da instituição de ensino. É importante ter a mente aberta para essas opções. Leia abaixo seis sugestões para que a sua escola se prepare para receber os alunos durante o contraturno. 

Esportes

Se a escola precisa estar sempre em movimento, com a busca de novas oportunidades para potencializar o processo de aprendizagem, por que não estimular que as crianças e adolescentes também se movimentem com práticas esportivas no contraturno escolar?

Incentivar a utilização de quadras poliesportivas, piscinas ou outras áreas internas é uma atitude interessante dos gestores. Ainda mais em um cenário em que o período de permanência na escola será ampliado. Essas atividades, contudo, precisam ser observadas por profissionais especializados.

Artes

As manifestações artísticas são muito variadas. Vão desde a música até as artes plásticas. Conhecer, apreciar e desenvolver as aptidões diante das mais diferentes inspirações é também um interesse da BNCC. Tendo tudo isso em vista, é possível redesenhar o contraturno.

Em vez de trabalhar exclusivamente com os conteúdos previstos no currículo, esse momento pode ser aproveitado para desenvolver a aproximação de crianças e adolescentes com as artes. Os segmentos da Educação Básica são essenciais para que essa proximidade seja estabelecida.

Culinária

A gastronomia de um povo guarda uma infinidade de elementos culturais. É possível identificar nuances políticas, sociais e econômicas a partir dos ingredientes, do modo de preparo até os utensílios usados em alguns pratos. Ficam evidentes as diferenças regionais na culinária.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, conhecer essas particularidades pode contribuir para que conhecimentos sobre história e geografia floresçam. E, de quebra, a culinária oferece momentos lúdicos durante a preparação dos pratos. Isso é excelente para o contraturno.

Idiomas

Em um mundo globalizado, os saberes não podem ter fronteiras. Por isso, as escolas devem preparar alunos capazes de superar as barreiras impostas pelas línguas. Ser fluente em outros idiomas é o primeiro passo para ter acesso também a culturas diferentes.

Depois da carga horária prevista pela escola, a equipe pedagógica pode promover esse conhecimento. As aulas de inglês e espanhol são mais frequentes, mas a aposta em mandarim, em francês e em alemão também pode trazer benefícios para o desenvolvimento dos estudantes.

Robótica e tecnologia

A matemática é a origem de muitas dificuldades no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A resistência aos conteúdos da disciplina ainda na infância explica as futuras lacunas em outras matérias, como física e química. Outra abordagem do tema pode facilitar a compreensão.

Os conhecimentos matemáticos podem ser estimulados pela robótica. A partir de vivências com professores e monitores, as discussões ficam menos abstratas. Em vez de conhecer e decorar fórmulas, o desafio passa a ser entender os processos em torno das inovações tecnológicas.

Plantões de dúvidas

Não é de hoje que as famílias buscam explicadoras. Quando alguma defasagem é detectada, é comum que os responsáveis procurem outros profissionais que possam tornar os conteúdos mais claros. Com a tecnologia, muitas dessas sessões ocorrem por videoconferência.

A escola pode acrescentar a rotina com explicadores ao contraturno. Com outras abordagens, as dificuldades que os alunos apresentam em determinadas matérias podem ser superadas. Ao mesmo tempo, a instituição de ensino deve promover explicações integradas com a conduta em sala de aula.

Benefícios de oferecer essas atividades na sua escola

As escolas precisam ser reconhecidas como o espaço privilegiado para o desenvolvimento na infância e na adolescência. Essa visão positiva deve vir de toda a comunidade, dos responsáveis aos vizinhos da instituição de ensino: a percepção geral precisa ser essa.

Ao concentrar as atividades pedagógicas em um só lugar, os gestores fortalecem a perspectiva. Essa é a principal vantagem de reunir tantas propostas diferentes no contraturno escolar. Existem, no entanto, outros benefícios trazidos pela iniciativa de implementar o contraturno escolar.

Conheça os ganhos que o planejamento de atividades em período expandido pode trazer para a sua instituição de ensino!

1. Garante a educação integral do aluno

É importante não confundir educação em tempo integral com educação integral. A última tem o objetivo de formar estudantes a partir de uma perspectiva plena e humana. E é exatamente com isso que o contraturno colabora, ao desenvolver diferentes competências de crianças e adolescentes. 

2. Preenche o tempo ocioso com atividade saudáveis

Além de auxiliar nos aspectos intelectuais dos alunos, a escola ajuda no desenvolvimento de outras habilidades. O convívio com os colegas aperfeiçoa a capacidade de interagir e se relacionar em comunidade. As práticas esportivas aprimoram o preparo físico e mantêm uma rotina saudável.

3. Tranquiliza os responsáveis de que os alunos estão seguros

Com o cotidiano atribulado da vida adulta, os responsáveis precisam confiar no quadro de funcionários da instituição de ensino para deixar as crianças e os adolescentes naquele espaço. A segurança nas atividades do contraturno favorece essa relação com as famílias.

4. Melhora o rendimento escolar

Com mais tempo dedicado à educação, a tendência é que os indicadores de desempenho das crianças e dos adolescentes melhorem com o passar do tempo. A própria relação mantida com o espaço da escola se torna mais íntima — isso também é um facilitador para o ensino.


A estrutura da escola precisa estar preparada para a implementação do contraturno. As atividades são múltiplas e os profissionais precisam ter habilidades plurais nesse sentido. No entanto, os benefícios também são muitos: as próprias famílias reconhecem esse êxito.

Como trabalhar as inteligências múltiplas na escola?

Os gestores devem estar atentos para propor à equipe pedagógica abordagens que trabalhem as inteligências múltiplas. Hoje, a rotina exige muito das crianças e dos adolescentes. O Blog da Essia preparou um artigo sobre o assunto: clique aqui e saiba tudo a respeito dessa proposta inovadora!