Conheça 7 desafios da educação na atualidade

fevereiro 11, 2021 | Publicado por undefined.

O mundo está em constante transformação. As inovações tecnológicas impõem novas realidades em todas as áreas da vida social. Se econômica e politicamente as mudanças são flagrantes, a educação na atualidade também se depara com novos desafios. É preciso se adaptar a tudo isso.

É verdade que nem sempre as alterações são positivas. Mesmo com cenários nebulosos, é necessário demonstrar resiliência. Em contextos de incerteza, é ainda mais importante se preparar para as novidades. Na educação, ter predisposição para fazer essas adequações é essencial.

Diante de todas essas transformações, é muito difícil que os educadores estejam prontos, abruptamente, para encarar todos os obstáculos que irão vivenciar nas escolas. E isso é natural! É desumano cobrar que os profissionais tenham tido acesso antes a discussões que emergiram agora.

O que é fundamental é a contínua inclinação para aprender. Os professores necessitam assimilar as novas tendências do ensino e compartilhar esse estímulo com as turmas. O processo de aprendizagem deve ser de longo prazo e, por isso, prazeroso também para o corpo docente.

A formação da equipe pedagógica deve, portanto, ser continuada. É durante o dia a dia, nas salas de aula, que os professores irão descobrir alternativas e encontrar soluções. Continuar a estudar é imprescindível para conseguir acompanhar as novas demandas de crianças e adolescentes.

A Essia reuniu uma série de sugestões para que a escola se mantenha antenada com os principais 

desafios contemporâneos para a Educação Básica. A ideia é compartilhar boas práticas que possam ajudar na adaptação da instituição de ensino nessa nova conjuntura. Aproveite a leitura!

Qual é o contexto dos estudantes do século XXI?

Internet, redes sociais, dispositivos móveis… A realidade social hoje difere muito da que era observada no século anterior. As mudanças tendem a se intensificar com a emergência do 5G e a automatização de toda a produção com a robótica.

A rotina de crianças e adolescentes acompanha essas transformações. Embora ainda não estejam inseridas no mercado de trabalho, muitas dessas novidades chegam às novas gerações por meio do consumo e do lazer. Não é nada inédito encontrar um estudante com celular na mão, não é mesmo?

Os alunos já se informam sobre o que acontece no país e no mundo pela rede de computadores. Muitos também tiram dúvidas a respeito dos conteúdos trabalhados pelos professores em páginas na internet, a que têm acesso por meio dos sites de busca. Isso já é algo natural para as turmas.

Diante desse novo contexto, as escolas precisam estar atentas às maneiras pelas quais as interações entre educadores e estudantes se dão na escola. Todas essas inovações podem ser utilizadas para instigar a criatividade. Esse tipo de estímulo mantém a atenção dos alunos.

SAIBA COMO AS ATUALIDADES PODEM CAIR NA REDAÇÃO DO ENEM COM A LIVE PROMOVIDA PELA ESSIA: 

 

7 desafios da educação na atualidade

É importante ressaltar que a abordagem tradicional não deve ser totalmente descartada: existem elementos históricos do ensino que podem contribuir para o processo de aprendizagem a despeito das inúmeras transformações nas quais estão envolvidos os segmentos da Educação Básica.

Entre esses fatores, o principal é a empatia. As relações humanas continuam a ser o aspecto que mais merece destaque entre os professores. A criação de um ambiente de confiança mútua é o primeiro passo para fazer com que o conhecimento floresça, seja no século XX ou nos anos 2020.

No Brasil, essa atenção especial é ainda mais necessária por conta do nível de desigualdade do país. O cuidado com essas vulnerabilidades é muito importante. Se essa habilidade para acolher as diferenças for conciliada com a tecnologia, a chance de êxito é ainda maior.

Para auxiliar na compreensão desses dilemas que atravessam o ensino atualmente, a Essia listou 7 tópicos decisivos para o sucesso do processo de aprendizagem. Há assuntos relativos à tecnologia, à preparação dos profissionais e à participação dos responsáveis. Continue a ler e saiba mais.

1. Introduzir a tecnologia no aprendizado

Existem soluções digitais que buscam inserir as dinâmicas da tecnologia nas salas de aula. São plataformas, dispositivos ou aplicativos que podem fazer com que a educação acompanhe o ritmo da vida contemporânea. É preciso se manter sempre sintonizado com essas novidades.

2. Engajar o corpo docente

As alterações no cotidiano das escolas são constantes e exigem preocupação redobrada. A equipe pedagógica tem que prestar atenção às respostas dos alunos. As turmas oferecem indícios sobre como tem sido o processo de aprendizagem: educadores devem estar engajados para percebê-los.

3. Conter a evasão escolar

Os índices de evasão escolar nas escolas públicas é muito grande no Brasil. No ensino privado, a maior preocupação deve ser com o desinteresse. Essa é a causa por trás do abandono no período de formação. Manter o ensino sempre vinculado a questões reais é uma alternativa importante.

4. Tornar o ensino interessante para o aluno

A educação não é mais definida como um período delimitado, da infância à juventude: é preciso aplicar o conceito de processo de aprendizagem. Aprender é uma tarefa para a vida toda. Para isso, é imprescindível que essa seja uma atividade prazerosa que entre de vez no dia a dia dos indivíduos. 

5. Incentivar a participação dos responsáveis 

O desempenho dos alunos está diretamente ligado ao engajamento das famílias. Crianças e adolescentes aprendem muito através do exemplo. Quando os responsáveis participam da vida escolar, fica evidente o interesse pelo conhecimento e haverá consequência positivas no rendimento.

6. Combater o bullying entre os alunos

Os problemas de relacionamento dentro das turmas sempre foram frequentes. O potencial destrutivo que as expressões da violência alcançam com as redes sociais é ainda maior. O combate ao cyberbullying exige preparo de todos os funcionários das instituições de ensino atualmente.

7. Trabalhar competências socioemocionais 

A escola é o espaço privilegiado para o desenvolvimento durante a infância e a adolescência. O amadurecimento envolve também as questões emocionais. Todos os atores da comunidade escolar precisam se dedicar a estimular essas habilidades em crianças e adolescentes na Educação Básica. 

Como e por que a escola precisa transpor os desafios da educação na atualidade?

A todo momento as escolas são colocadas em xeque para mostrar que ainda são relevantes e têm funções sociais essenciais. Os desafios da educação em tempos de pandemia, por exemplo, exigiram adaptação da comunidade escolar, que conseguiu fazer o conhecimento florescer.

Apesar das adversidades, as instituições de ensino conseguem se apresentar como a solução para inúmeros problemas da realidade brasileira. A redução das desigualdades e a ampliação do número de pessoas que conseguem ler, escrever e compreender textos são dois exemplos nítidos.

A capacidade de dar respostas à sociedade deriva da resiliência das escolas. Os profissionais que estão envolvidos no processo de aprendizagem precisam se adaptar às mudanças para conseguir contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes nesse período tão importante.

Propor reflexões sobre esses desafios com o quadro de funcionários, durante reuniões ou bate-papos mais informais, colabora para atualizar as atividades que são executadas no interior das instituições de ensino. Apostar no diálogo é a melhor alternativa para transpor esses problemas.

Superar esses obstáculos gera o reconhecimento de toda a comunidade. Os responsáveis entendem a importância de todos os esforços voltados para o processo de aprendizagem nos segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na rede privada, isso se converte até no número de matrículas.

Conhecer os desafios contemporâneos para a educação é apenas o início de uma longa jornada. Nesse caminho, a comunidade escolar precisa apresentar coesão para se mostrar à altura das dificuldades do mundo atual. É necessário o engajamento de todos os envolvidos.

Saiba mais sobre o papel da gestão escolar!

A primeira imagem que vem à mente quando o assunto é o ensino é a sala de aula. Mas, antes do momento em que os conteúdos são trabalhados junto aos alunos, muitas atitudes tiveram que ser tomadas — quase todas são organizadas e levadas a cabo pelos gestores das escolas.

Para sustentar essa harmonia entre as atividades diárias da escola e as inovações sociais, é preciso haver planejamento. A programação deve ser feita pela equipe pedagógica, com o objetivo de atualizar as aulas, e pelos gestores, na intenção de tornar mais moderna a estrutura da instituição.

O setor de gestão concentra a tomada de decisões. Cada atitude acertada tem consequências para o processo de aprendizagem. A forma como a empresa se posiciona é determinante para os rumos que as aulas vão tomar e, em última análise, até mesmo para o resultado final das turmas.

Gestores modernos, sintonizados com os desafios da educação brasileira no século XXI, têm maior possibilidade de mobilizar os profissionais para encarar os principais obstáculos impostos pela conjuntura atual no Brasil. A administração é a encarregada de liderar esse processo.

Por isso, é importante tomar conhecimento sobre quais são as atribuições dos gestores para o funcionamento das instituições. A troca de experiências é um instrumento muito eficaz para que cada escola encontre alternativas para enfrentar os seus problemas diários.

A Essia preparou um artigo a respeito da gestão escolar para indicar algumas opções que podem ser feitas para conduzir a comunidade escolar ao sucesso. Clique aqui e saiba tudo sobre esse assunto!