Como o material didático digital pode melhorar o aprendizado?

fevereiro 25, 2021 | Publicado por undefined.

Os livros a que os estudantes da Educação Básica têm acesso são decisivos para o sucesso do processo de aprendizagem. É muito importante cultivar a relação das turmas com o conteúdo. Uma alternativa para alcançar isso é o investimento em material didático digital.

A abordagem interativa é um atrativo para que crianças e adolescentes se interessem ainda mais pelos temas que são trabalhados pelos professores durante as aulas. Inovações tornam o cotidiano do ensino mais dinâmico. A tendência, assim, é que os temas estudados sejam assimilados.

Grande parte das informações com que os estudantes se deparam chegam por meio digital. Com a expansão da rede de internet e a popularização de dispositivos móveis, é cada vez mais fácil interagir com outros usuários por diferentes plataformas na infância e na adolescência.

As escolas podem aproveitar essa predisposição para a formação dos alunos ao longo de todo o Ensino Fundamental. Quando já estão mais maduros, no Ensino Médio, a proposta digital pode ser muito atrativa. Utilizar essa abordagem é uma opção interessante também na Educação Infantil.

A digitalização do conteúdo didático traz vários benefícios, como a maior facilidade para consultas. Os acessos passam a ser possíveis por meio de smartphones ou de tablets, por exemplo. No entanto, outras possibilidades, ainda mais ousadas e inovadoras, podem ser exploradas.

Neste artigo, a Essia reúne as principais vantagens da adoção do material didático digital. É preciso compreender melhor os efeitos desse uso com os alunos dentro de sala de aula. Então, conheça todos esses benefícios. Boa leitura! 

O que é o material didático digital?

A primeira imagem que vem à mente quando o assunto é material didático são os inúmeros livros com que os estudantes lidam durante os segmentos da Educação Básica. As coleções, impressas por editoras, foram as únicas maneiras de ter acesso ao conteúdo ao longo de muitas décadas.

Com as mudanças tecnológicas, houve uma gradual digitalização desses volumes. Esse processo foi iniciado quando os livros eram acompanhados por mídias físicas, que armazenavam conteúdos complementares aos textos e exercícios das coleções. Eram, geralmente, CDs ou disquetes.

O material didático digital representa a etapa seguinte desse desenvolvimento: conteúdos reconhecidos no campo da educação por sua qualidade já podem ser digitalizados. A qualidade dos exercícios é mantida, ao mesmo tempo em que é introduzida uma nova abordagem para o ensino.

Existem diferentes níveis de conversão do acervo das editoras para o ambiente virtual. Há, inclusive, a possibilidade de inserir conteúdo próprio dos professores na plataforma. Por isso, é necessário entender como o ensino pode ser beneficiado pela adoção do material didático digital.

Quais são as vantagens de adotar na sua escola?

Apesar de parecer algo muito tecnológico e até distante da rotina escolar, o material digital de ensino já faz parte da rotina das melhores instituições de ensino. O layout simples para educadores e estudantes incentiva o engajamento e aumenta a chance de sucesso do processo de aprendizagem.

Quando adotam essa proposta, as escolas demonstram que estimulam a inserção de ferramentas tecnológicas no dia a dia de crianças e adolescentes. Esse esforço é reconhecido pela comunidade escolar como um todo e pode incentivar a procura de outros responsáveis para matricular seus filhos.

As opções que o conteúdo didático digital pode oferecer potencializam a didática do professor. Assim, é mais fácil despertar a atenção das turmas para os assuntos que são trabalhados. Se há mais concentração nos conteúdos, a aprendizagem tende a fluir de maneira mais eficiente. 

Todo o material em uma só plataforma

Essa é uma proposta que permite uma maior integração. Antes, cada livro reunia os conteúdos de apenas uma disciplina, o que transmitia a ideia de segmentação das áreas de conhecimento em compartimentos. Isso tem consequências relevantes para o processo de aprendizagem na escola.

O propósito da educação deve ser ajudar na formação mais ampla na infância e na adolescência. Não convém dividir as matérias em suportes físicos diferentes. Quando é possível reunir todo o material didático em uma só plataforma, a proposta de integração é transmitida aos estudantes.

Seja por meio de computadores (desktops ou laptops), com tablets ou smartphones, o acesso à plataforma com conteúdo didático fica centralizado. Os alunos devem recorrer somente aos dispositivos para encontrar os textos, exercícios e demais objetos interativos de aprendizagem.

Isso tem um impacto para a rotina: as mochilas dos alunos ficam mais leves. Os trajetos de ida e volta passam a ser menos cansativos. A rotina de carregar peso, assim, é deixada para trás. Esse esforço é uma reclamação recorrente dos estudantes. Usar escaninhos passa a não ser necessário.

Personalização do conteúdo

O fato de o conteúdo ser digitalizado possibilita que outros recursos sejam utilizados pela equipe pedagógica. As impressões em papel são definitivas e não permitem mudanças a partir do instante em que os livros são rodados na gráfica. No ambiente virtual, o cenário é bem diferente. 

Os professores têm a chance de criar sequências didáticas e alterar a ordem dos capítulos prevista na versão da editora. É possível inserir vídeos, links para outras páginas na internet ou imagens interativas na experiência dos estudantes. É permitido ainda acrescentar conteúdo próprio.

A aprendizagem se torna mais atrativa e os pais podem notar uma mudança no comportamento dos estudantes. As ferramentas incentivam a gestão do tempo e o senso de responsabilidade, dois elementos que serão fundamentais para os futuros profissionais no mercado de trabalho. 

O grau de customização não é o mesmo: o material didático digital é mais flexível e permite adaptações, mas nem todas as plataformas possibilitam mudanças semelhantes. É importante manter as atenções voltadas para as ferramentas de edição que são oferecidas.

Acompanhamento mais próximo de cada aluno

A gestão de dados é uma revolução. As interações dos usuários produzem em ambientes digitais informações que são muito utilizadas. As chamadas Big Techs, grandes empresas de tecnologia, ficaram conhecidas por esses usos e mudaram as perspectivas sobre o conhecimento. 

Muitas dessas inovações, que foram inseridas em contextos diferentes, podem ser aproveitadas pela educação. Com o material didático digital, os alunos podem responder perguntas na plataforma. Os professores podem ter acesso a esses dados para acompanhar o desempenho da turma. 

Os educadores poderão avaliar as oscilações das turmas no trabalho com o conteúdo. Quando há uma queda no rendimento, eles poderão repensar as estratégias para fixar os assuntos que ainda não estão claros. A coordenação também pode observar os dados.

Portanto, a plataforma para conteúdo digital não tem as mesmas funções do livro didático. O potencial é ainda maior: o horizonte é criar um ambiente virtual que permite que o corpo docente use ainda mais ferramentas para estimular o processo de aprendizagem na Educação Básica.    

Melhora a dinâmica em sala de aula

Quando estão em casa, crianças e adolescentes jogam videogame. Para se comunicar, usam as redes sociais. Nos momentos que desejam se divertir ou se informar, buscam plataformas de vídeo na internet. O cotidiano é todo permeado pela cultura digital.

A comunidade escolar precisa aproveitar as predisposições dessa geração em sala de aula. A maneira como a infância e a adolescência é atravessada por essas interações no universo digital é muito marcante. É uma diferença significativa na comparação com as gerações anteriores.

É verdade que a internet já integrava a rotina de muitas pessoas desde a virada para o século XXI. Mas o avanço da banda larga no Brasil e a popularização dos celulares com acesso à web mudaram o cenário: hoje, navegar por sites, plataformas e aplicativos é muito mais natural.

Se os professores prestam atenção a esse novo comportamento, a convivência com as turmas é melhor. O material didático gera a oportunidade de tornar esse convívio mais interativo. Algumas plataformas permitem feedbacks individualizados, o que aumenta essa aproximação.

Possibilita mais autonomia ao aluno

As múltiplas funcionalidades que o material didático digital pode ter dão vazão a outros desejos antigos dos educadores. Em disciplinas das Ciências Exatas, por exemplo, existe uma antiga reivindicação por mais exercícios. Um número maior de questões facilita a fixação do conteúdo.

Mesmo para as disciplinas das Ciências Humanas, ter à disposição uma variedade maior de atividades contribui para a compreensão dos assuntos tratados pelos professores. O acesso a bancos de questões colabora ainda para outras dimensões do processo de aprendizagem.

Quando as escolas oferecem a possibilidade de os estudantes se exercitarem mais diante dos conteúdos com os quais têm mais dificuldade, os alunos passam a se sentir mais confiantes. É uma oportunidade para que dediquem mais tempo aos assuntos com que não têm tanta facilidade.

Em última análise, essa oferta maior de exercícios incentiva também a autonomia das crianças e dos adolescentes. Se os bancos de problemas estiverem disponíveis, o estudante deve identificar as matérias que são mais difíceis e se empenhar mais. Isso favorece a independência nas turmas.

Como funciona o ensino com o material didático digital?

O conteúdo didático digital é, em muitos casos, centralizado em uma só plataforma. Por essa interface, os professores podem explorar novas formas de interação com as turmas. A tecnologia permite, portanto, estreitar os laços de relacionamento entre o corpo docente e os alunos.

Dessa maneira, a plataforma facilita o ensino híbrido. Essa modalidade ocorre quando as atividades no espaço físico da escola são combinadas com as aulas em que os conteúdos são trabalhados de forma remota. O ambiente virtual ajuda a tornar a instituição de ensino ainda mais resiliente.

Além de possibilitar abordagens mais lúdicas e atrativas, o material didático digital facilita a correção, porque não exige que o trabalho seja entregue presencialmente. Em casos que envolvam atividades de múltipla escolha, os professores podem definir o momento da liberação das respostas.  

As respostas individualizadas, voltadas a alunos específicos, também contribuem para a construção de uma boa relação da equipe pedagógica com os estudantes. A convivência em sala de aula pode ser aproveitada da melhor forma possível com a superação dos pequenos obstáculos do dia a dia.

Qual o papel da gestão escolar e dos professores nessa implementação?

A comunidade escolar, como um todo, precisa se dedicar à implementação do material didático digital. As mudanças costumam alterar as rotinas de trabalho e pedem empenho dos funcionários até que as novas práticas sejam assimiladas. Gestores e professores têm papel de destaque.

Aos gestores cabe a tarefa de analisar quais são as opções de material didático digital disponíveis no mercado. Existe uma variação entre o potencial das diferentes plataformas. Esse setor também é o responsável por orientar a utilização que será feita pelas famílias, pelos alunos e pelos professores.

Os educadores estarão em contato direto com os estudantes. A equipe pedagógica precisa se adaptar a essas novas condições do ensino. Ao corpo docente é reservada a tarefa de conhecer e de aproveitar todas as ferramentas para a incentivar o processo de aprendizagem.   

Quando os responsáveis entendem a ideia e estimulam os estudantes a aproveitar o conteúdo didático digital e as funcionalidades disponíveis no ambiente virtual da plataforma, a tendência é de que o conhecimento flua com maior tranquilidade na instituição de ensino.

Pais, funcionários, alunos e professores precisam pensar a educação para além do papel: novos suportes podem suscitar o desenvolvimento de crianças e adolescentes ao longo dos segmentos da Educação Básica. As inovações tecnológicas têm uma função essencial no ensino para o futuro. 

Conheça a plataforma da Essia!

A Essia é a plataforma de conteúdo digital voltada para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio mais completa. Tudo é feito para facilitar: com interface simples, a proposta interativa amplia a conexão entre alunos, professores e melhora as dinâmicas no interior da comunidade escolar. 

É possível adequar o material didático às necessidades das turmas da sua escola. As possibilidades de edição são muito amplas. Além de poderem acrescentar questões, textos introdutórios e outras informações à experiência do estudante, os educadores criam sequências didáticas sob medida. 

A ordem dos capítulos muda de acordo com a organização prevista no planejamento, isso influencia positivamente o encadeamento das aulas. Inscreva-se no site da Essia para experimentar! Na nossa página você também conhece as outras alternativas para customização que a plataforma oferece!